Promover o Turismo de Natureza junto de mercados em crescendo para aumentar a visitação e a estada média e combater a sazonalidade é o principal objetivo da Turismo do Porto e Norte de Norte com a presença, pelo segundo ano consecutivo, na NAVARTUR 2016 – Feira Internacional de Turismo Interior e de Montanha. Em Pamplona são esperados, entre 26 e 28 de fevereiro, mais de 30 mil interessados em ofertas de turismo natureza. O destino Porto e Norte vai dar a conhecer a oferta do Minho, Porto, Douro e Trás-os-Montes em modalidades que ganham cada vez mais adeptos do lado de lá da fronteira. Da orientação ao running, passando pelo rafting, caminhadas, mergulho, surf e vela, entre outras, são vários os programas que a Porto e Norte com os operadores turísticos do território se preparam para apresentar. Pela primeira vez, em espanhol, foi editada uma edição digital com Sugestões de Turismo de Natureza do Porto e Norte de Portugal direcionadas para os operadores turísticos que conta com a participação de 27 parceiros públicos e privados e com 63 ofertas no âmbito do Turismo de Natureza.
“Temos um território extremamente atrativo para a prática de modalidades desportivas diferenciadoras e que ganham cada vez mais adeptos. Sejam, por exemplo, as sugestões de percurso de ecovias, ecopistas e ciclovias, seja o rafting ou as sugestões de desportos de mar, nas quais o surf, a vela e o mergulho assumem cada vez mais preponderância, sejam as várias ações inovadoras de turismo ativo que em parceria com as empresas de animação turística do território e com os parceiros públicos e privados se implementam, as potencialidades deste produto já foram percebidas no território por esta Entidade”, diz o presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira. “Há uma dinâmica interessante na Região – que chama muito e cada vez mais os vizinhos espanhóis”, acrescenta.
Pelos registos apurados na Loja Interativa de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no final de 2015, a procura pelo Turismo Natureza assume já a quarta posição no ranking das preferências dos turistas, apresentando um crescimento de quase 20% relativamente ao ano anterior.
A NAVARTUR afirma-se como uma grande Feira de Turismo direcionada para um mercado potencial muito interessante, com elevado poder de compra, como se afigura o de Navarra e do País Basco.
Devesa do Cávado (Amares); Município de Vila Real; Centro Equestre do Vale do Lima (Ponte de Lima); Quelha Branca (Amares) e Lagoa Trekking (Vila Real) são os parceiros que integram o espaço da TPNP.