Na apresentação dos novos produtos para 2016, que decorreu no stand do Turismo do Algarve, na Bolsa de Turismo de Lisboa, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, voltou a frisar o problema da sazonalidade nesta região nos meses de outubro a maio. Elogiando o trabalho que está a ser feito com a secretaria de Estado do Turismo, “que tem mostrado estar em sintonia com os problemas da região”, e com o Turismo de Portugal, Desidério Silva afirmou que é necessário “reposicionar o Algarve e valorizá-lo como destino”. Mas para isso, acrescentou, “tem que existir a cooperação de todos”. “Todos nós na região temos de ser capazes de daqui a dois ou três anos podermos dizer que não temos um Algarve sustentável seis meses, mas temos um Algarve sustentável todo o ano. Isto é o obectivo da Região e se cada um fizer o que tem a fazer as coisas acontecem. Nós estamos numa região em que alguns não querem fazer nada para beneficio dos outros, isso não pode continuar”, afirmou o responsável, acrescentando que “desta vez ninguém tem por onde fugir. Os hotéis terão que fechar mais tarde e abrir mais cedo”, afirmou o responsável, acrescentando que, uma vez que a região está a fazer uma aposta grande na criação de novos produtos que combatam a sazonalidade, quando é chegada a hora da vinda dos turistas, “não podemos ter restaurantes e hotéis fechados”.
Na mesma ocasião, Desidério Silva voltou a criticar “as comparações estatísticas que são feitas, muitas vezes, em Portugal” no setor do turismo. “É difícil crescer sobre uma base grande e mais fácil crescer quando se tem uma base pequena”, afirmou o responsável, acrescentando que não se pode comparar “os resultados do Algarve com o Alentejo”, por exemplo.
Algarve lança duas novas apps e livro infantil
Na lista dos novos projetos da região para 2016 estão o lançamento de duas aplicações (aplicação da Rota Omíada e aplicação dos eventos) e de um livro infantil intitulado “Algarve, quem és tu?”.