Aeroporto do Porto eleito o melhor da Europa

Aeroporto do Porto eleito o melhor da Europa

Categoria Business, Transportes

Depois de ter recebido a distinção de “Melhor Destino Europeu 2017”, da European Best Destination, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito pelo ACI-Airports Council International como o melhor da Europa para aeroportos com dimensão entre cinco e 15 milhões de passageiros. O galardão surge no âmbito do estudo Airport Service Quality.

Nesta avaliação o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi, ainda, eleito com o terceiro melhor da Europa na categoria de aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros. Já entre 2006 e 2011 tinha ficado nos três primeiros lugares, tendo mesmo obtido o 1.º lugar em 2007. Após um ano de interregno, voltou a ser premiado em 2013, 2014 e 2015 com o 3.º lugar, posição que agora renova. Este ano acrescenta a vitória na categoria dos cinco aos 15 milhões de passageiros por ano, na Europa.

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 9.º prémio nos últimos dez anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto ultrapassou os nove milhões, resultado de um crescimento de 16% face a 2015”, comentou Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA – Aeroportos de Portugal.  E acrescentou: “Estes galardões são também o reflexo que estamos a implementar a estratégia correcta quando apostamos em medidas que vão no sentido de sensibilizar e mobilizar recursos e prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros”.

Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.