7 Maravilhas: Portugal vai eleger as suas melhores aldeias

by Ricardo Gonçalves | 2 Janeiro 2017 15:09

Em 2017, Portugal irá eleger as 7 Maravilhas – Aldeias de Portugal. Com esta iniciativa regressa também a distinção das 7 Maravilhas que nos últimos anos tem promovido algumas dos melhores locias e regiões portuguesas.

As candidaturas arrancaram no passado dia 7 de dezembro e decorrem até dia 7 de março, sendo que estarão organizadas em sete categorias distintas: Aldeias com História; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.

“Acreditamos que Portugal deve apostar naquilo que tem de único: um património cultural e natural inigualável. A eleição das 7 Maravilhas – Aldeias de Portugal, numa altura em que estamos empenhados na promoção da atividade turística em todo o território e na desconcentração da procura, será mais um fator de atração e de dinamização do turismo, levando também os portugueses a redescobrir Portugal”, refere Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo.

“A dinamização turística das aldeias portuguesas é um instrumento para valorização e divulgação da oferta turística e dos produtos locais nas várias regiões portuguesas, que pode ser uma importante alavanca para criar riqueza e emprego, contribuindo para o reforço da coesão territorial e social”, acrescenta.

Recorde-se que a iniciativa da 7 Maravilhas teve a sua primeira edição há dez anos a 07.07.2007 no Estádio da Luz, onde se elegeram as Novas 7 Maravilhas do Mundo e as 7 Maravilhas de Portugal. Desde então o conceito promoveu o património histórico de origem portuguesa no mundo, a natureza, a gastronomia e as praias portuguesas.

“Ainda hoje os locais eleitos se promovem como uma das 7 Maravilhas. A marca 7 Maravilhas permite a criação de sub-marcas, após as eleitas pelo público serem reveladas. Damos às regiões, às cidades, aos produtores locais e a promotores turísticos, as bases de promoção para explorar a longo prazo, por exemplo com a criação de roteiros”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

A última eleição no nosso país teve lugar em 2012, com as 7 Maravilhas – Praias de Portugal. As Aldeias são o património nacional a promover em 2017, entendidas nesta eleição “como um lugar vivo, um espaço de comunidade, com uma vivência quotidiana de trabalho, de partilha, de identidade territorial e de memória coletiva”, refere o comunicado de apresentação.

Este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

@Foto de Wikipedia, Piódão.

Source URL: http://www.ambitur.pt/7-maravilhas-portugal-vai-eleger-as-suas-melhores-aldeias/