A norte de Portugal o verão não é apenas sol e praia (fotogaleria)

A norte de Portugal o verão não é apenas sol e praia (fotogaleria)

Categoria Destinos, Explore

Se durante o que resta do verão está a pensar optar por um short break ou umas férias mais prolongadas com a família a reboque pela região norte, irá ficar surpreendido com a ampla oferta de experiências que lá se concentram. Entre o passado e a contemporaneidade, o destino oferece-lhe história e tradição, gastronomia e vinhos premiados, cenários belíssimos e outros pretextos para um passeio – longe de areais apinhados. E é exatamente esse o ponto de partida: como aproveitar o verão muito para além do sol e praia.

Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal

Embora as praias do norte de Portugal sejam muito apreciadas pelos turistas durante os meses de verão, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, acredita que “a diversidade de recursos que o destino dispõe permite combinações modelares que não neutralizam recursos, mas que potenciam oportunidades de aumento do valor da experiência do visitante”. “Mais do que locais, o turista vem ao Porto e Norte de Portugal em busca de experiências que tornam o destino mais competitivo e saudável”, sublinha o presidente em entrevista à Ambitur.pt.

Segundo o responsável, a sustentabilidade e o crescimento do Porto e Norte de Portugal como destino turístico “tem vindo a acontecer em resultado da sua capacidade de utilizar a sua geografia e história de forma inteligente num contexto de hábitos de consumo volúveis, integrando diferentes recursos”. “Uma capacidade diferenciadora”, prossegue, “e que têm um nível de maturidade e exposição nos mercados ibérico e internacional relevantes”.

Referindo-se às respostas do barómetro que o Turismo do Porto e Norte de Portugal tem vindo a desenvolver no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Melchior Moreira avança que os dados revelam que o consumo dos visitantes tem como prevalências as compras e a gastronomia. As praias, por sua vez, são a terceira atividade mais citada.

Por tudo isto e muito mais, prepare as malas e dê um saltinho até ao norte. Motivos: enumeramos sete, que demonstram como o verão nesta região também pode ser à maneira. Percorra a fotogaleria abaixo para ficar a saber como.