A Paraty Tech, empresa de tecnologia vocacionada para a hotelaria, espera, ao fim do segundo ano de operações, que Portugal represente cerca de 20% do volume total de reservas geradas em todos os países onde opera. João Jorge Silva, country manager para Portugal da Paraty Tech, em entrevista revela-nos um pouco mais sobre a empresa.
Quando foi fundada a Paraty Tech, e desde quando está presente no mercado português?
A Paraty Tech é uma empresa de tecnologia de origem norte americana, implementada em Espanha há seis anos que desenvolve soluções tecnológicas exclusivamente para hotelaria. O objetivo é aumentar as vendas através da web do hotel. Fundada pela nossa CEO, Gina Matheis, que detinha já uma vasta experiência em direção hoteleira, e pelo seu irmão, Franz Matheis, que é programador informático, a empresa nasceu da necessidade constante que a Gina Matheis tinha de ferramentas tecnológicas que se adaptassem à realidade das necessidades dos hotéis para que trabalhava. O seu irmão, como programador informático, predispôs-se de imediato a desenvolver ferramentas tecnológicas, e mais concretamente o motor de reservas, com o objetivo de corresponder às necessidades sentidas pela Gina Matheis, enquanto gestora hoteleira de uma cadeia de hotéis em Espanha.
A partir dai, e durante os últimos seis anos de existência da Paraty Tech, o leque de serviços e ferramentas tecnológicas não parou de crescer e, hoje, a nossa empresa trabalha já com mais de 1000 hotéis, nos países onde opera, como Espanha, Portugal, Brasil, Itália, Alemanha, Áustria e Suíça, tendo gerado no ultimo ano um volume de reservas no valor de 27 milhões de euros.
Entre eles cadeias nacionais de grande prestígio, como a Nau Hotels & Resorts, a Luna Hotels & Resorts, Vidamar Hotels, Belver Hotels & Resorts, e outros clientes. Neste momento já trabalhamos com mais de 60 hotéis em Portugal.
O que oferece a Paraty Tech ao mercado ao nível de serviços e ferramentas?
A Paraty Tech tem uma oferta de serviços baseada em quatro pilares chave: desenvolvimento de websites, onde apresentamos ao cliente a mais moderna e inovador design e tecnologia para todos os dispositivos (PC, tablet e móvel). Motor de Reservas, onde oferecemos a mais recente tecnologia, desenvolvendo constantemente ferramentas que ajudarão a aumentar a taxa de conversão de reservas do hotel através deste canal. Revenue Management: um account manager dedicado, com a ajuda das ferramentas de revenue que desenvolvemos ajudam a automatizar o trabalho do hoteleiro e a garantir uma maior produção por parte do seu website. Marketing On-line; desde à gestão das redes sociais, á gestão de campanhas de SEM, e-mail marketing, e outros serviços, onde a Paraty, garante a visibilidade necessária do hotel, para o aumento das vendas online.
Mais especificamente sobre as ferramentas de revuenue, a Paraty desenvolveu, e disponibiliza ao mercado português as seguintes opções: Parity Maker – igualador de tarifas automático na web oficial; Rate Check – Comparador de tarifas na própria web oficial; Rescue Seeker – Plataforma de re-marketing para a recuperação de reservas; Price Seeker – Comparador de tarifas e disparidades com OTA’S e concorrência em tempo real; Review Seeker – Gestor de reputação online.
E a ultima novidade, desenvolvida por nós, e apresentada na FITUR; o Distribution Management System, que é uma ferramenta de Revenue management, mas que por algumas particularidades se distingue das já existentes no mercado, permitindo ao hoteleiro identificar as tarifas adequadas para o momento adequado.
Em que se diferencia Paraty Tech da concorrência?
A verdadeira diferença entre a Paraty e as outras empresas do setor (não gosto de chamar concorrência a ninguém porque acredito que há espaço para toda a gente) é que nós somos uma empresa que foi fundada, e é gerida por hoteleiros, sabendo assim exatamente o que o mercado necessita. Nós não desenvolvemos websites com Templates pré-definidos, o que permite ao nosso cliente dar “asas à imaginação” e desenvolver uma web completamente ao seu gosto. A Paraty não cobra qualquer custo de implementação do website e do motor de reservas, não cobra qualquer custo fixo mensal, nem “obriga” a qualquer contrato de fidelização temporal. Trabalhamos num modelo comissionista, por cada reserva do website, que varia de acordo com quantidade de serviços e ferramentas que o cliente optar.
Pretendemos ajudar os nossos clientes a ter uma menor “dependência” dos canais de distribuição externos, ajudando os assim a diminuir os seus custos de distribuição.
Que resultados teve a Paraty Tech em Portugal no seu primeiro ano?
Algo que me deparei é que havia um vazio muito grande neste tipo de produto. Por ser muito adaptado ao cliente, e acima de tudo pelo nosso modelo de negócio. Que pelas suas características “win – win”, “obriga-nos a criar uma dinâmica muito maior, fazendo muitas vezes um papel de consultoria com os nossos clientes.
Por isto tudo os resultados foram excelentes e hoje temos cadeias e hotéis de referência a trabalhar connosco em Portugal.
Em alguns casos, neste nosso primeiro ano de atividade com algumas unidades, houve um aumento de cerca de 40% de reservas diretas pelo próprio website por parte dessas unidades. E não houve um aumento mais significativo porque quando começamos a ter páginas web e motores de reservas em hotéis nossos, muitos já tinham as disponibilidades limitadas.
Que objetivos tem a Paraty Tech para 2017, e em específico para o mercado português?
Em 2016, a Paraty Tech deu início ao seu processo de internacionalização, através de Portugal, Brasil, Itália, Alemanha, Áustria e Suíça, tendo já equipa formada nestes países. Nos próximos meses iremos repetir o processo o mesmo processo em França, Reino Unido e EUA. Globalmente o nosso objetivo é que nos próximos 2 anos estejamos presentes em cerca de 25 países.
Em Portugal já temos uma equipa consolidada e o nosso objetivo é que no final do ano de 2017, o volume de reservas gerado pela empresa represente cerca de 20% do volume total de reservas geradas pela em todos os países onde operamos.