AccorHotels assina acordo para aquisição do Grupo Mantra

AccorHotels assina acordo para aquisição do Grupo Mantra

Categoria Alojamento, Business

A AccorHotels anunciou a assinatura de um acordo com o grupo hoteleiro australiano Mantra com vista à aquisição de 100% do seu capital, acordo que será agora colocado à aprovação dos acionistas do grupo australiano. Nos termos deste acordo, a AccorHotels propõe o pagamento de 3,96 dólares australianos por cada ação do Grupo Mantra, incluindo algum potencial dividendo extraordinário.

A propósito desta operação, Sébastien Bazin, CEO da AccorHotels, declarou que “estamos satisfeitos por chegar a um acordo para a aquisição do Mantra Group. Esta operação vem reforçar o nosso crescimento na zona Ásia-Pacífico a longo prazo. O portfólio do Mantra Group permitirá à AccorHotels aceder a novas formas de alojamentos e a novos clientes, e irá completar também a nossa oferta hoteleira que tem já um grande sucesso na Austrália. Estamos convencidos que os termos desta transação são benéficos para os acionistas dos dois grupos”.

Por seu turno, o presidente do Grupo Mantra, Peter Bush, explica que “a oferta da AccorHotels parece-nos atrativa, tanto para o Mantra Group como para os seus acionistas e recebeu a aprovação unânime do Conselho de Administração. Tendo em conta que a AccorHotels é um dos principais operadores hoteleiros do mundo, estamos convencidos que estamos a colocar o nosso grupo em boas mãos. A expertise do Mantra Group, nomeadamente na exploração de apartamentos, e a nossa presença em diversos locais turísticos são perfeitamente complementares às atividades da AccorHotels na Austrália e na Nova Zelândia. A AccorHotels irá tornar-se um ator importante no mercado turístico na Austrália, que está em franco crescimento, e irá permitir aos nossos clientes beneficiar do know-how de dois grupos líderes no mercado”.

O Grupo Mantra é um dos maiores distribuidores e operadores hoteleiros na Austrália, explorando 127 estabelecimentos, representando mais de 20 mil quartos de hotéis, complexos hoteleiros e apartamentos, na Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e no Havai.

Os ativos do Grupo Mantra incluem desde complexos hoteleiros de luxo em zonas balneares a aparthotéis em cidades e grandes destinos turísticos, e são comercializados sob três grandes marcas: Peppers (28 unidades), Mantra (75 unidades) e BreakFree (24 unidades). A atividade do Grupo Mantra inclui ainda a prestação de diversos serviços conexos, nomeadamente a exploração e gestão de áreas de acolhimento, restaurantes, bares, salas de conferências e eventos, piscinas e outros equipamentos de diversão e escritórios. No total, o Grupo conta com mais de 5.500 colaboradores.

A complementaridade geográfica da AccorHotels e do Grupo Mantra, juntamente com as sinergias ao nível da distribuição e sistemas de operação, formam uma base favorável para a AccorHotels se poder expandir na região da Ásia-Pacífico. O know-how do Mantra Group na gestão de apartamentos irá constituir, em particular, uma nova oportunidade de crescimento para a AccorHotels.

Esta aquisição terá um impacto nos resultados desde o primeiro ano. A AccorHotels irá pagar 1,3 mil milhões de dólares australianos pela operação, o que corresponde a 900 milhões de euros.

Em simultâneo, a AccorHotels confirma que está em conversações com vários potenciais investidores no âmbito da abertura do capital da AccorInvest. O objetivo do grupo é de assinar um acordo antes do final deste ano. Nesta fase, porém, não é ainda certo que o acordo seja alcançado.

A operação está sujeita às autorizações das várias entidades reguladoras, nomeadamente do Australian Foreign Investment Review Board, da Federal Court of Australia e da Australian Competition and Consumer Commission, tal como à aprovação dos acionistas do Grupo Mantra. Dependendo das aprovações regulamentares e do aval dos acionistas, está previsto que a operação esteja finalizada no final do primeiro trimestre de 2018.