Adega de Silgueiros: A qualidade dos vinhos do Dão

Adega de Silgueiros: A qualidade dos vinhos do Dão

Adega de SilgueirosCom 54 anos de existência, foi só na década de 80 que a Adega Cooperativa de Silgueiros começou a engarrafar os seus vinhos que, sublinha Fernando Figueiredo, presidente do conselho de administração, são de alta qualidade, traduzindo a imagem da região do Dão. Hoje conta com cerca de dois mil sócios e será com certeza a maior adega do Dão, assumindo-se como “uma empresa cooperativa de referência, pela forma como paga a quem produz (os seus sócios) a horas e bem acima da média que se pratica em toda a região”, explica.
Na Adega de Silgueiros encontramos essencialmente Tintos e Brancos, nos três patamares de comercialização: DOC, Regional Terras do Dão (estes dois representam, em média, cerca de 90% da produção total anual) e Vinhos de Mesa.

Adega de SilgueirosE se ainda não experimentou não deixe de conhecer os Morgados de Silgueiros (DOC’s Tintos e Brancos e Reserva), “Adega de Silgueiros (Regionais) “ e D. Daganel (Vinhos de Excelência). Encontra ainda na adega um Touriga Nacional e um Encruzado, monocastas engarrafados também sob a marca Morgado de Silgueiros. Este ano serão lançados mais dois novos vinhos, adianta Fernando Figueiredo, que recorda que a Adega de Silgueiros obteve recentemente relativamente à colheita de 2015, três medalhas de Ouro (uma delas para o Encruzado lançado recentemente) e duas de Prata.