Aeroporto do Porto atinge 10 milhões de passageiros

Aeroporto do Porto atinge 10 milhões de passageiros

Categoria Business, Transportes

O Aeroporto do Porto ultrapassou, pela primeira vez, os 10 milhões de passageiros num só ano.  Nos primeiros nove meses de 2017, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou um crescimento de 16% no tráfego de passageiros face ao período homólogo de 2016.

Desde 2013 o tráfego cresceu mais de 50%, dos 6.3 milhões para os mais de 10 milhões ultrapassados em 2017. Este ano foi também marcado pela captação de novas companhias aéreas com a Air France/KLM e Royal Air Maroc a operar a partir do Porto, e registou em termos de desenvolvimento de tráfego aéreo outras importantes conquistas, como por exemplo a rota Porto – Nova Iorque, que passará a ser operada também pela United Airlines a partir de 2018.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi também eleito o “Melhor da Europa” na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros. A distinção foi atribuída pelo ACI – Airports Council Internacional e surge no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ).

O aeroporto está, neste momento, a receber obras para expansão de capacidade, nomeadamente no alargamento da área de controlo de segurança na aerogare. Encontra-se igualmente em curso o projeto de expansão do caminho de circulação, que contribuirá para aquele que é o objetivo final e permanente de crescimento e desenvolvimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions and Chairman da VINCI Airports, citado em comunicado, manifestou o seu orgulho pelos resultados alcançados pelo Aeroporto do Porto. O responsável destacou que “este aeroporto está no top 5 do ranking de aeroportos da VINCI Airports, pela sua dimensão, crescimento, mas também pela qualidade de serviço e variedade da oferta.”

Por sua vez, Carlos Lacerda, presidente da Comissão Executiva da ANA – Aeroportos de Portugal, destacou que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro “é um aeroporto onde temos capacidade instalada e é por isso muito relevante na nossa organização, sabendo que no seu crescimento há um quick-win que não é apenas do aeroporto e da ANA/ VINCI Airports, mas sobretudo da região e do país”.  As intervenções do evento de celebração dos 10 milhões de passageiros do Aeroporto do Porto contaram ainda com a participação do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, o presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago.