AHRESP realiza inquérito sobre o alojamento local

AHRESP realiza inquérito sobre o alojamento local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o ISCTE, a Sítios e com o apoio do Turismo de Portugal, vai realizar um inquérito junto dos empresários de Alojamento Local. Inicialmente na região de Lisboa, o objetivo passa pelo levantamento exaustivo de informação sobre estes estabelecimentos, incluindo sobre o perfil dos respetivos empresários e hóspedes, e analisando componentes da procura e da oferta.

Este inquérito será dirigido a mais de 5 mil unidades de Alojamento Local e enquadra-se no âmbito do Programa QUALITY – projeto desenvolvido pela AHRESP – que visa a valorização e qualificação do Alojamento Local. A informação será recolhida através do preenchimento de um questionário, enviado aos empresários inscritos no Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL) e nas Câmaras Municipais da região.

Para Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP, o “objetivo deste projeto é identificar com mais detalhe a realidade do Alojamento Local no nosso país, começando pela região de Lisboa, para poder compreender melhor o seu papel na indústria da hotelaria e do turismo e, assim, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento sustentável da nossa oferta turística”.

Segundo dados do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL), existem, atualmente, cerca de 30 mil estabelecimentos de Alojamento Local registados em todo o país.