Algarve investe na informação disponibilizada em canais online sobre oferta da região

Algarve investe na informação disponibilizada em canais online sobre oferta da região

Categoria Advisor, Associativismo

Consciente do crescente recurso dos turistas às novas tecnologias de informação e comunicação no processo de organização e de decisão das suas viagens, a Associação Turismo do Algarve (ATA), agência responsável pela promoção da região junto dos mercados externos, tem vindo a investir na atualização e na melhoria dos seus canais de comunicação online.

Neste âmbito, o site oficial da ATA passou a assumir um comportamento “responsive”, permitindo a adaptação dos seus conteúdos às características do dispositivo a partir do qual está a ser consultado (computador, smartphone, tablet…), de forma a facilitar e a melhorar a experiência do utilizador na pesquisa e consulta de informação. Esta nova versão do site inclui ainda uma área restrita exclusiva para os associados da ATA, onde estes poderão ter acesso a um conjunto de informação útil e privilegiada tal como estudos, circulares, análises de mercado, comunicados de imprensa em diversos idiomas, entre outros dados que não estão disponíveis para quem não for associado.

Paralelamente, a ATA acaba de lançar um novo microsite exclusivamente dedicado ao “cycling & walking”, dois produtos estruturados que têm vindo a conquistar uma projeção e uma procura crescentes no segmento do turismo de natureza. Em www.cyclingwalkingalgarve.pt, os visitantes poderão assim aceder a uma plataforma online, que reúne um conjunto de informação especializada sobre estes produtos na região, nomeadamente a indicação das grandes rotas existentes devidamente sinalizadas para a prática destas atividades, uma listagem das principais empresas do Algarve (associadas da ATA) que prestam serviços nesta área, uma série de dicas e recomendações úteis para os turistas que viajam em modo de “self-guided” e ainda informações úteis sobre o destino e a sua oferta complementar, com destaque para a cultura, a história e a gastronomia locais.

Na medida em que as viagens motivadas pelo desejo de desfrutar, contemplar e interagir com a natureza têm aumentado em todo o mundo, o Algarve encontra-se bem posicionado para assumir um lugar de destaque enquanto destino de férias na escolha deste tipo de visitantes. A biodiversidade e as extensas zonas naturais e rurais, o clima ameno, aliados a experiências repletas de autenticidade, à interação com as comunidades locais e aos valores culturais da região permitem o desenvolvimento de uma oferta integrada competitiva a nível internacional no segmento do Turismo de Natureza, contribuindo para a afirmação do Algarve como destino de referência nesta área.

Neste momento os mercados que mais procuram este tipo de turismo no Algarve são o Reino Unido, a Holanda e a Alemanha. Por esta razão, e dado o interesse crescente de outros mercados que começa a emergir, estão previstas, para breve, versões deste microsite dedicado ao cycling & walking em novos idiomas para além do português e inglês apresentados atualmente.