APEFE quer dinamizar o turismo e baixar o IVA para espetáculos e festivais

APEFE quer dinamizar o turismo e baixar o IVA para espetáculos e festivais

Categoria Advisor, Associativismo

A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), formada em novembro de 2016, junta os principais promotores de espetáculos e festivais em Portugal.

Num primeiro ano de mandato, a associação pretende “unir esforços entre os protagonistas do setor por forma a melhorar a oferta de espetáculos e festivais em Portugal e, por inerência, alavancar áreas vitais para o País, como a cultura, o turismo e a economia”. Neste sentido, em 2017 o principal objetivo passa por fazer regressar o IVA dos espetáculos ao vivo e exposições aos 6%.

Em comunicado a APEFE sublinha a importância “dos espetáculos e festivais que atraem cada vez mais turistas, sendo hoje um dos principais conteúdos que valorizam o destino Portugal e por consequência um elemento fundamental para a dinamização da economia. Os promotores, enquanto empresários e agentes culturais, têm feito um esforço por manter os preços dos bilhetes entre os mais baixos da Europa, de forma a garantir o acesso a espetáculos a todos os públicos”.

A associação pretende ainda juntar representantes de todas as áreas da Cultura – “qualquer entidade inscrita como promotora no IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais)” que pode associar-se –, “posicionando-se como interlocutora dos seus representados junto de todas as entidades, públicas e privadas, relacionadas com o setor”.