As Escolhas de… Catarina Furtado

As Escolhas de… Catarina Furtado

Nasceu a 25 de agosto de 1972 e passou a sua infância nos bairros lisboetas de Campo de Ourique e Bairro Alto. Tinha cerca de 10 anos quando entrou para a Escola de Dança do Conservatório nacional de Lisboa, e em 1990 ganha uma bolsa de estudo de dança do Centro Nacional de Cultura. Após uma lesão que a obriga a parar inscreve-se no Cenjor e em 1992 entra na SIC para apresentar o MTV Portugal, mas foi um ano depois que o sucesso e a fama chegam verdadeiramente, ao apresentar a Chuva de Estrelas. O mundo da representação chamava por ela e Catarina mudou-se para Londres, para estudar na London International School of Acting e no Actor’s Studio. Hoje, além de atriz e apresentadora de televisão, é ainda embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Melhor Hotel Português… “Seria de uma grande injustiça responder! Hoje, Portugal está de Norte a Sul muito bem recheado de maravilhosos hotéis com o toque do acolhimento português!”

Melhor Hotel no Estrangeiro… “É tudo tão relativo! Depende da companhia, da cama e dos indispensáveis blackouts!”

Melhor Restaurante Portugal… “Na Rota da extraordinária região do Douro! E todos os dos meus amigos Chefs: Cordeiro e Kiko.”
Melhor Restaurante Estrangeiro… Atlantik Corner, Madrid.
O Atlantik Corner nasce da paixão de Nuno de Noronha, um empresário português, em receber pessoas com a melhor comida e atenção. A ementa sugere pratos portugueses e galegos mas conta também com algumas referências a outras cozinhas como Mexicana, Marroquina ou Brasileira.

Um vinho que aconselhe… Covela e Flor das Tecedeiras.
Os vinhos da Quinta de Covela resultam da zona granítica da Região dos Vinhos Verdes da região de xisto dos Vinhos do Porto.

Livro Catarina FurtadoLivro a não perder… O meu 🙂 ” O Que Vejo e não Esqueço!”
É um livro biográfico que retrata os muitos anos de voluntariado em países carenciados enquanto embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População.

Uma música que a tenha marcado… “Valsa Quase Anti Depressiva, dos Quinteto Tati.

Um filme memorável… “O Fiel Jardineiro”
É um filme de 2005, baseado no romance de John le Carré, de 2001. Conta a história de Justin Quayle, um diplomata britânico interpretado por Ralph Fiennes, localizado em Nairobi, no Quénia, onde decide investigar as razões do assassinato da sua esposa, Tessa, uma activista de direitos humanos aqui interpretada por Rachel Weisz.

Artista/compositor preferido… Chico Buarque.
Francisco Buarque de Hollanda é um músico e escritor brasileiro, e um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Já lançou cerca de 80 discos.

Praia da sua eleição… Praia do Magoito.
Localizada no concelho de Sintra, é uma praia rica em iodo e de grande extensão, encostada à vizinha Praia da Aguda. A partir das suas areias é possível avistar, a sul, o Cabo da Roca.
A melhor cidade do mundo… “Guimarães, Florença, Veneza com Bienal:) e Bissau!”

A última viagem que fez… “Itália (Veneza, Bolonha, Florença)”.

A próxima viagem que fará… “Moçambique, com o meu programa documental ‘Príncipes do Nada’”

O que nunca se esquece de levar consigo quando viaja… “Dois bonecos dos meus filhos a cheirar a eles!”

Artigo publicado na Edição 293 da Ambitur