Depois de um 2015 risonho, no qual a chegada de turistas internacionais à região do Porto e Norte de Portugal ultrapassou todas as expetativas – até agosto, a região incrementou 17% este número – a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATP) está já focada em 2016, ano em que o “Meeting Industry” será uma prioridade. “O nosso objetivo operacional para o ano de 2015 era o crescimento de 159 mil dormidas e, de janeiro a agosto, já alcançámos o incremento de 318 mil dormidas”, começou por afirmar ao Ambitur.pt, Helena Gonçalves, diretora executiva da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, dando conta também de que, nos próximos dois anos, o “orçamento geral da associação terá um incremento”.
“Ao nível da promoção externa, em 2016, mantemos o mesmo orçamento (um milhão de euros), agora vamos incrementar (as verbas) com uma candidatura ao Portugal 2020 e também o nosso orçamento geral vai ter um incremento porque tivemos uma prestação de serviços já visada pelo Tribunal de Contas para os próximos dois anos de 1,840 milhões de euros, o que vai permitir, só em dois anos, um incremento significativo no nosso orçamento”, explicou.
Atualmente, e já depois da fusão por incorporação da ATC/Porto Tours na Associação de Turismo do Porto, “a ATP encontra-se a trabalhar na parte do tudo integrado”, ou seja, “acolhimento, promoção externa e comercialização e venda”. “Este é o modelo de negócios que se pretende para o Porto e Norte de Portugal”, afirmou Helena Gonçalves.
Sobre a criação da Agência de Promoção Externa por parte da Entidade Regional de Turismo do Porto, Helena Gonçalves não se alongou. “Não é a Agência de Promoção Externa, e a Associação de Turismo do Porto e Norte que está devidamente certificada, temos um protocolo firmado de promoção e comercialização até 2018 e, para já, temos 210 associados no destino. Estamos devidamente alinhados com as empresas privadas, e portanto, a ATP só tem de continuar o nosso caminho e focarmo-nos no nosso trabalho que é, no fundo, incrementar toda a parte de promoção e comercialização para o destino”.
A partir de fevereiro do próximo ano, o Porto receberá a operação da British Airways, que conta, no inverno, com quatro frequências semanais e, no verão, com seis, o que vai permitir, segundo a responsável, “o incremento deste mercado do Reino Unido”. Helena Gonçalves destacou ainda o trabalho que está a ser desenvolvido com a Turkish Airlines: “os load factor estão a correr muito bem”.