A Associação de Turismo do Porto (ATP), entidade oficial responsável pela promoção internacional do Porto e Norte de Portugal, está a apoiar a promoção internacional da Rota do Românico junto dos mercados estratégicos de Itália, França, Alemanha e Holanda, potenciando o produto turístico Touring Cultural, atraindo um número cada vez mais alargado de turistas estrangeiros à região, motivados pela riqueza do seu património histórico e arquitectónico.Numa iniciativa desenvolvida em estreita colaboração com as delegações do Turismo de Portugal, o destino recebeu durante este mês operadores de viagens e jornalistas internacionais italianos, alemães, franceses e holandeses, com o objectivo de ampliar a promoção da Rota do Românico. Entre os operadores de viagens contam-se La Fionda World Operator, Reisekontakt GMBH e Academische Reizen, enquanto a press trip integrou as revistas Medioevo, de Itália, Moyen Âge e Champs de Bataille, de França, e Op Lemen Voeten, da Holanda. “O riquíssimo património histórico e arquitectónico da época do românico é o centro desta experiência com a qual pretendemos atrair mais turistas estrangeiros ao Destino, projectando a imagem, comercialização e venda do produto turístico Touring Cultural”, refere Helena Gonçalves, directora executiva da ATP. Jornalistas e operadores de viagens dos quatro países referidos tiveram a oportunidade de, em três dias de visita, experienciar a gastronomia, os produtos típicos e a qualidade das unidades hoteleiras da região, conhecer a cidade romana de Tongóbriga, admirar os grandes mosteiros, testemunhos da história das ordens religiosas em Portugal e entrar na casa onde habitou o escritor Eça de Queiroz, grande nome da cultura portuguesa, entre outras experiências. A Rota do Românico foi criada em 1998, abrangendo actualmente um importante património arquitectónico do território do Vale do Sousa, Tâmega e Douro, no coração do Norte de Portugal. Ancorada num conjunto de monumentos de grande valor e de excepcionais particularidades, esta Rota pretende assumir um papel de excelência no âmbito do Touring Cultural e Paisagístico, capaz de posicionar a região como um destino de referência do românico.