Cruzeiros: Já sabe qual vai ser o seu destino?

Cruzeiros: Já sabe qual vai ser o seu destino?

Desde o Báltico, aos Fiordes da Noruega, passando pelo Mediterrâneo ou pelas Caraíbas, vários são os destinos que integram o vasto leque de ofertas para as principais companhias de cruzeiros em 2017. Viajar de navio é uma tendência crescente e cada vez mais este segmento prima pela diversidade, com itinerários e atividades para todos os gostos. Descubra com a Ambitur a viagem que mais o atrai este ano…

O turismo de cruzeiros é, hoje em dia, uma das melhores formas de aliar conforto à possibilidade de se descobrir uma nova praia paradisíaca ou de passear por um ou dois dias numa cidade repleta de história.

Eduardo Cabrita, MSC Cruzeiros

É o caso de algumas das campanhas da MSC Cruzeiros para o novo ano. Com 11 novos navios encomendados até 2026, a companhia apresentará, durante este ano, o MSC Meraviglia e o MSC Seaside. A iniciar rota este verão, “o MSC Meraviglia terá disponível entretenimento de última geração, bem como uma enorme variedade de opções gastronómicas e de bem-estar de luxo”, refere Eduardo Cabrita, diretor geral da companhia para Portugal, em declarações à Ambitur.

Este navio, que “estará a navegar pelo Mediterrâneo Ocidental na sua temporada inaugural”, tem capacidade para 5,700 passageiros, e traz também a oportunidade de realizar escala “em maravilhosos destinos históricos onde estará disponível um programa único de excursões à medida, para que os viajantes tenham a possibilidade de mergulhar por completo na cultura e gastronomia locais”, sublinhou o responsável.

MSC Seasise

Por outro lado, com uma capacidade máxima para 5,179 passageiros, o MSC Seaside – ‘O Navio que segue o Sol’ “navegará todo o ano de Miami com uma vasta gama de itinerários de oito dias para as Caraíbas Ocidentais e Orientais”, através de um “design inovador que reflete a paixão da MSC Cruzeiros pelo mar e tem disponível, entre outros, incríveis espaços ao ar livre”.

Para ambos os navios, a MSC apostou também na diversificação de atividades e espetáculos. “Um dos grandes destaques do MSC Meraviglia será o seu entretenimento de classe mundial com os espetáculos exclusivos do Cirque du Soleil para os viajantes da MSC Cruzeiros”, destaca Eduardo Cabrita. Já no caso do Seaside, a companhia vai oferecer “um dos maiores e mais interativos Parques Aquáticos dos mares”. “Será o primeiro navio de cruzeiro a possuir a tecnologia ‘Slide boarding’, combinando o escorrega aquático com um jogo interativo, do mais avançado em tecnologias de parques aquáticos, garantindo diversão para todas as idades”, frisa o responsável.

Portugal também não fica de fora destas novidades. Tal como refere Eduardo Cabrita, “os portugueses terão a oportunidade de poder conhecer estes dois novos navios em primeira mão nas suas viagens inaugurais – o MSC Meraviglia fará a sua primeira escala em Lisboa no dia 7 de junho, após sair do estaleiro em St. Nazaire, França, e o MSC Seaside passará no Funchal no dia 9 de dezembro de 2017, também na sua Grand Voyage inaugural”.

Harmony of the Seas

Do lado da Royal Caribbean há também novidades a destacar. Depois da companhia ter lançado dois novos navios em 2016, o Ovation of the Seas e Harmony of the Seas, estão atualmente em construção “mais seis navios para esta companhia e mais quatro para a Celebrity Cruises, a lançar durante os próximos seis anos”, refere Francisco Teixeira, CEO da Melair Cruzeiros, que representa as marcas em Portugal.

Consolidar destinos

Francisco Teixeira

Em representação também da Pullmantur, Francisco Teixeira realça os novos destinos que serão lançados este ano. A operarem num período de inverno estarão as Ilhas Canárias de Las Palmas e as Caraíbas Sul de Santo Domingo. Para o verão, os novos destinos são Ilhas Gregas de Atenas, e o Rondó Veneziano, com escala prolongada em Veneza. Em relação ao Fiordes da Noruega, a oferta de destinos será mais alargada, num total de 10 datas de partidas, sendo que a Pullmantur Cruzeiros dispõe de voos charter com partidas de Madrid e Barcelona. Ainda em relação à Celebrity Cruises, este responsável destaca a rota pelo Sudeste Asiático, com partidas de Singapura e Hong Kong, e algumas de Xangai e Tóquio.

Durante esta temporada de inverno, que ainda decorre, a MSC Cruzeiros reforça a importância dos novos itinerários, nomeadamente no Dubai, onde o destaque recai sobre a escala na ilha exclusiva de Sir Bani Yas. “A operação no Dubai para o próximo inverno 2017-18, a bordo do MSC Splendida, um navio da mesma classe do MSC Fantasia – o maior navio a operar na região – que está a realizar estes cruzeiros até março, já se encontra disponível e estamos já a receber reservas para estes itinerários”, acrescenta Eduardo Cabrita.

 

MSC Opera

Outra das grandes novidades da companhia é a presença do MSC Opera em Cuba ao longo de todo o ano 2017, a realizar também no verão cruzeiros de 8 dias com partidas de Havana. “Após a temporada de Inverno com a presença de dois navios, a MSC Cruzeiros terá o MSC Opera nos meses mais quentes – de abril a novembro – a fazer cruzeiros com escala em Montego Bay, na Jamaica, George Town, nas ilhas Caimão e Cozumel, no México. Alternadamente, o navio estará a realizar um itinerário diferente fazendo escala na Cidade de Belize, em Belize, na Isla de Roatan, nas Honduras, na Costa Maia, México e ainda na Isla de La Juventud, em Cuba. Sempre com dois ou três dias em Havana antes da partida, os clientes terão a possibilidade de descobrir todas as maravilhas da ilha utilizando o navio como hotel”, declara o responsável.

Já no mar Mediterrâneo, também aqui existem novidades. “A partir de abril de 2017, a MSC Cruzeiros vai adicionar um novo e inspirador destino aos seus itinerários do Mediterrâneo Oriental e tornar-se-á na primeira companhia de cruzeiros global a realizar escalas semanais no porto de Sarande, na Albânia, a bordo do MSC Poesia”, o que permitirá aos passageiros “visitarem 7 destinos em 7 dias, fazendo escala em Bari, Katakolon, Atenas, Mikonos, e ainda em Dubrovnik, na Croácia”.

Uma oferta para públicos diversificados
Como tendência crescente, o turismo de cruzeiros é cada vez mais procurado por diversos tipos de público, o que tem ajudado a trazer para este setor algumas das gerações mais novas. “Há bastante curiosidade neste tipo de férias em que numa semana se pode conhecer vários destinos de uma forma muito cómoda, com a melhor gastronomia e com muita animação a bordo”, explica Eduardo Cabrita.

No caso da MSC, “somos cada vez mais procurados por jovens e famílias, e registou-se efetivamente a nível global uma diminuição da média de idades a bordo dos nossos navios, existindo cada vez mais outro tipo de consumidores a procurar os nossos cruzeiros como alternativa de férias”.

Sovereign, Pullmantur

Já no caso das companhias aqui representadas por Francisco Teixeira, a diversificação alia-se ao perfil de cada navio. Assim existem, por exemplo, cruzeiros “para casais que apreciam a diversidade de destinos, o tempo de permanência em porto, e a qualidade e o conforto de um navio tipo boutique hotel” como o Azamara Club Cruises.

Para casais de meia idade, destaque para os Celebrity Cruises, que privilegiam destinos exóticos em cruzeiros com mais de 10 noites. Para perfis mais familiares, o responsável sublinha a oferta da Royal Caribbean “com diversas opções de atividades, desporto e entretenimento” e os cruzeiros da Pullmantur “para famílias com filhos e casais, que pelo facto de este ser um produto formatado para o mercado ibérico, é ajustado ao segmento de turistas que nunca fizeram um cruzeiro, e privilegiam destinos com opções de praia e/ou culturais”.

As melhores experiências a bordo de um navio
A par de todas estas informações úteis para quem quiser descobrir este novo segmento turístico, há ainda espaço para algumas ofertas mais exclusivas e alternativas.

No caso da Melair, em 2017 existirão dois cruzeiros temáticos, a bordo do navio Horizon da Pullmantur, com o nome Waterland, que em abril terão partida de Alicante e Málaga. “Trata-se de um Festival de Música Eletrónica em alto mar, em parceria com três clubes. Todas as noites haverá uma festa temática a bordo, e na escala de Ibiza, onde o navio permanecerá dois dias, inclui a entrada na famosa discoteca Pachá. Estes dois cruzeiros são direcionados a um público mais jovem, pretendendo-se atrair este segmento para as férias em cruzeiros”, frisa Francisco Teixeira.

MSC Magnifica

Por fim, na MSC Cruzeiros a aposta vai para uma experiência de viagem pelo mundo com o MSC World Cruise. “Apesar do cruzeiro só ter início em 2019, as reservas já se encontram disponíveis e será uma oportunidade única. Com partida de Génova no dia 5 de janeiro de 2019, será possível embarcar em quatro portos de escala diferentes – Civitavecchia, Génova, Marselha e Barcelona – a bordo do MSC Magnifica para um itinerário exclusivo de 119 dias, disponibilizando 49 destinos únicos em 32 países, pelos seis continentes, um cruzeiro magnífico de volta ao mundo que será um inesquecível sonho tornado realidade até para os viajantes mais exigentes”, finaliza Eduardo Cabrita.

Este artigo foi publicado na edição 297 da Ambitur