O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, enfatizou na sua intervenção na II Cimeira do Turismo Português, o papel da Agência Nacional para a Promoção Turística, que “deverá arrancar em 2015”, como dinamizador do turismo nacional fora de portas. Para Francisco Calheiros, “sem promoção todos os nossos esforços serão em vão. Temos que nos fazer conhecer e dar a conhecer”. O presidente da CTP considera então que “para que tal objectivo seja eficazmente alcançado, o Governo, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, entendeu e bem o papel fulcral da promoção na dinamização do sector do turismo e na atracção de mais turistas, estando então todos empenhados na criação da Agência Nacional para a Promoção Turística. Este novo modelo deverá arrancar em 2015, numa gestão partilhada entre entidades públicas e privadas”.O responsável chamou ainda a atenção ao Governo relativamente à alta carga fiscal e aos elevados custos de contexto com que os empresários turísticos se deparam. Para Francisco Calheiros, tendo em conta que estamos a poucos meses do fim do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, “este é o momento certo para investir no sector fundamental para a recuperação da economia, este é o momento para intensificar a promoção turística, facilitar o financiamento e diminuir a carga fiscal, para reforçar a sua competitividade”. Falando para o sector o responsável lembrou também que “este é o momento para que tenham uma visão estratégica e capacidade de inovação de ir ao encontro das expectativas dos turistas”. Por Pedro Chenrim