O mercado português de veículos ligeiros de passageiros encerrou o mês de fevereiro com um volume de vendas de 18.025 unidades, registando um crescimento de 26% face mês homólogo do ano anterior, segundo elementos fornecidos pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal. No canal de rent-a-car as aquisições atingiram as 3.197 unidades revelando um crescimento de 68% face ao mesmo mês de 2015.
Segundo a associação, o crescimento da aquisição de veículos de passageiros por parte das empresas de rent-a-car deve-se à maior rotação de veículos em frota (de forma a oferecer um produto de cada vez maior qualidade), fazendo com que a idade média dos veículos de rent-a-car em Portugal tenha vindo a ser cada vez menor, mas também e sobretudo devido ao aumento do turismo nacional, situação que tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento direto de todos os setores diretamente ligados ao turismo, como sejam a aviação, hotelaria, o rent-a-car, os agentes de viagens, a restauração, as empresas de eventos e animação turística, etc. e indiretamente todas as outras atividades económicas.
A aquisição de tão grande número de viaturas no mês de fevereiro está também relacionada com a antecipação de aquisições devido à Páscoa celebrar-se este ano em março.
No que ao que aos veículos de mercadorias diz respeito, o crescimento das aquisições por parte das empresas de rent-a-cargo representadas pela ARAC foi mais modesto, cifrando-se em 214 veículos, o que apesar de tudo não deixa de representar um crescimento de 14% face ao ano anterior.