Encontro dos Profissionais do Turismo chega a Portugal

Encontro dos Profissionais do Turismo chega a Portugal

Categoria Agenda, Inside

O Encontro dos Profissionais do Turismo vai chegar a Portugal dia 13 de março deste ano, pelas mãos da brasileira Cristina Lira. “Esta é a primeira vez que se realiza fora do Brasil; será um grande desafio para mim, mas eu aceito desafios”, explica Cristina Lira. A escolha de Portugal foi natural, até porque Cristina, que mora em Natal, é neta de um português, e já vários anos que participa da BTL. Por essa razão, o encontro será dois dias antes da BTL “dando oportunidade aos brasileiros que estão por lá de participarem, bem como portugueses e europeus, de diferentes segmentos”, explica. O apoio do Grupo Vila Galé acabou por ser importante, mas Cristina Lira afirma que espera ainda contar com o apoio da APAVT, no sentido da associação convidar agentes de viagens a participar no evento.

O Encontro realizar-se-á no Hotel Vila Galé Ópera, pelas 19H, e será aberto pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que aceitou o convite para estar presente já o ano passado, por altura da ABAV Expo em São Paulo, conta Cristina. Nayara Santana, gerente de promoção internacional da Emprotur (Empresa de Promoção Potiguar do Turismo do RN) será a palestrante convidada, e irá apresentar o destino do Rio Grande do Norte.

O encontro tem ainda o apoio do SERHS Natal Grand Hotel, Dromedunas (empresa que administra os dromedários do Rio Grande do Norte), Luck recetivo, Schultz de Portugal, Potiguar Turismo, Trave Ace seguros, Harabello Viagens e Turismo, Abav-RN.

O historial do Encontro

A iniciativa começou em 2010 com esta profissional de turismo que já foi agente de viagens durante oito anos e que atualmente é assessora de imprensa. Cristina Lira realizou o primeiro encontro no SERHS Natal Grand Hotel, em Natal, e inicialmente apenas mulheres participavam, com um orador masculino convidado, designando-se na altura “Encontro das Belas do Turismo”. Seis meses depois, deixou de ser exclusivamente feminino e firmou a sua base no SERHS, com uma regularidade mensal.

O objetivo do Encontro dos Profissionais do Turismo é, segundo a mentora do evento, uma “troca de ideias entre profissionais da área, focando-se nos negócios”. A fórmula é simples, apostando num formato de palestra ao jantar ou ao almoço, em que cada uma paga a sua participação, à exceção dos oradores e/ou jornalistas convidados. O encontro está aberto a qualquer profissionais, desde o rececionista ao consultor, passando pelo enólogo, agente de viagens, hoteleiro, diretor, entre outros.

Em 2014 Cristina Lira decidiu apostar na realização do encontro em São Paulo, no TRYP Jesuino Arruda, no Itaim, onde atualmente decorrem dois a três eventos por ano, e por onde já passaram figuras importantes do setor como o presidente da ABAV, Edmar Bull, o presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rottuno, o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, e o presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida. Também já estendeu o Encontro dos Profissionais do Turismo a Mato Grosso, no qual participaram 80 agentes de viagens em Cuiabá. E há já três anos que a profissional promove a iniciativa em paralelo com festivais de turismo como o de Gramado ou das Cataratas em Foz de Iguaçu (Paraná), uma vez por ano. Desde maio de 2016 que se realiza o Encontro no Vale do Paraíba (São Paulo).