ESTH/IPG: Uma Escola de Qualidade e Para o Futuro

ESTH/IPG: Uma Escola de Qualidade e Para o Futuro

Categoria Advisor, Formação

A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda (ESTH/IPG) situada em Seia assume-se atualmente como a única Escola Superior, na Região Centro, vocacionada para o ensino nas áreas do Turismo, da Hotelaria e da Restauração. A sua localização descentralizada permite uma estreita ligação com as empresas do sector turístico e hoteleiro da região e facilita o trabalho em rede e parceria com outros estabelecimentos de ensino da região.

A ESTH reúne todos os requisitos para preparar os seus estudantes para as profissões do Turismo, da Hotelaria e da Restauração, oferecendo excelentes condições de ensino e aprendizagem: para além de modernas, bem equipadas e especializadas infraestruturas, a ESTH/IPG terá em funcionamento, a partir do próximo ano letivo, uma residência de estudantes com capacidade para 31 alunos.

O IPG e a ESTH em particular, apostam num ensino com uma forte componente prática, sustentada por uma sólida formação teórica e, não menos importante, uma permanente preocupação em adaptar os cursos e as matérias lecionadas às necessidades do mercado de trabalho e às novas realidades do mundo atual.

Atualmente, funcionam na ESTH três cursos de Licenciatura: Turismo e Lazer, Gestão Hoteleira e Restauração e Catering. Ao nível dos CTEsP encontram-se aprovado as seguintes formações: Cozinha e Produção Alimentar e Animação Turística e do Património Cultural e Natural. No que diz respeito à formação avançada está a decorrer a 5ª edição do Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo onde o enfoque está na investigação e na realização de trabalho de campo com o objetivo de proporcionar a estes estudantes, que na sua grande maioria já se encontram inseridos no mercado de trabalho, uma abordagem objetiva e real das matérias lecionadas.

Com esta oferta formativa, a ESTH procura destacar-se positivamente no panorama do Ensino Superior em Turismo e Hotelaria e pretende agir como catalisador do desenvolvimento turístico da região onde se insere, estabelecendo relações bilaterais com centros de formação de referência de âmbito internacional, bem como assumindo uma maior pró-atividade na relação com o mercado de trabalho e os seus diversos agentes.

Neste âmbito, nos últimos anos, o instituto Politécnico da Guarda, em geral, e a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em particular, vêm perseguindo a excelência, a qualidade e a especialização, investindo na qualificação do seu corpo docente e na criação de incentivos à investigação (incremento da produção científica, desenvolvimento de projetos de investigação, publicações em revistas cientificas nacionais e internacionais de referência, etc.). A realização de estágios obrigatórios em todos os cursos permite aos estudantes da ESTH/IPG uma rápida integração no mercado de trabalho, traduzindo excelentes níveis de empregabilidade dos seus cursos.

A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda é acima de tudo uma Instituição de Ensino Superior atenta aos desafios do futuro e que procura valorizar os seus maiores ativos: os seus estudantes e diplomados.

Este artigo de opinião foi publicado na edição 299 da Ambitur.