“Experimenta Extremadura” traz cultura espanhola a Lisboa

“Experimenta Extremadura” traz cultura espanhola a Lisboa

Categoria Eventos, Explore

De 24 a 28 de outubro a Estremadura vai estar mais perto de Lisboa com “Experimenta Extremadura”, um projeto do Governo Regional da região, que pretende despertar o interesse e conhecimento deste local. Ao longo da semana estão previstas várias iniciativas culturais e gastronómicas, ações promocionais e até um passatempo no Facebook com o objetivo de mostrar os atrativos que fazem da Estremadura um destino único.

Guillermo Fernández Vara, presidente do Governo Regional, reforçou que a região espanhola é aquela “que mais quilómetros de fonteira partilha com Portugal”, o que faz desta proximidade “um dos pilares fundamentais da sua estratégia de futuro: aprofundar na cooperação, torná-la mais eficiente e que beneficie a cidadania”. Porém, para que a colaboração resulte, reforça que é necessário “conhecermo-nos mais e melhor”. Nas suas palavras esta é “uma experiência com a qual pretendemos reforçar ainda mais as nossas relações e convidar os portugueses a conhecer-nos melhor”.

Na terça-feira, dia 25, pelas 18:30, dá-se o Encontro de Vinhos Estremadura-Alentejo, no restaurante do piso sete do El Corte Inglés, em Lisboa. Trata-se de um concurso de vinhos em que participam produtores das duas regiões fronteiriças com grande tradição vitivinícola. Os melhores vinhos vão ser selecionados por enólogos de ambos os países e distinguidos com os prémios Arabel.

No dia seguinte, a 26, pelas 18:30, acontece o Encontro de Escritores Estremadura-Portugal, na Fundação José Saramago. Vai ser levada a cabo uma mesa redonda, onde abordam as relações atuais e históricas entre as literaturas das duas regiões. Participam neste encontro Antonio Sáez, escritor e professor da Universidade de Évora; Juan Ramón Santos, escritor e presidente da Associação de Escritores Extremenhos; María Jesús Fernández, professora da Universidade da Estremadura; Fernando Pinto do Amaral, poeta, crítico literário e professor; João de Melo, escritor, professor e colaborador de publicações literárias; Inês Pedrosa, escritora, tradutora e colaboradora em diversos meios de comunicação. O moderador será Eduardo Moga, escritor e diretor da Editora Regional da Estremadura e coordenador do Plano de Fomento da Leitura da região.

Em seguida, já pelas 19:30, vai ser apresentado o número 6 da revista Suroeste, uma publicação que se tem vindo a consolidar como ponto de encontro e de união das diferentes expressões da literatura ibérica. Participam neste momento Antonio Sáez, diretor da revista Suroeste, Javier Rioyo, diretor do Instituto Cervantes de Lisboa e Ângela Fernandes, professora da Universidade de Lisboa. Seguidamente dá-se a atuação do músico e poeta extremenho, José Manuel Diez.

O dia encerra com a atuação de Javier Conde, da guitarra flamenca, que apresenta no Teatro da Trindade o espetáculo “El flamenco y su vibrante mundo”.