Fam Trip promove região de Albufeira para profissionais do setor

Fam Trip promove região de Albufeira para profissionais do setor

Categoria Business, Ot's Av's

Na passada terça-feira, a Região de Turismo do Algarve realizou uma visita de familiarização a Albufeira destinada a agentes de viagens, operadores turísticos, jornalistas e técnicos de instituições públicas.

A ‘fam trip’ inserida na campanha de promoção “Algarve: o segredo mais famoso da Europa”, pretendeu dar a descobrir as paisagens, experiências, iguarias gastronómicas e outros pontos da região com o objetivo de atrair mais visitantes durante o ano. Em Albufeira, a visita incluiu paragem obrigatória no Castelo de Paderne, centro antigo da cidade, Quinta do Mel, praia de Santa Eulália e Adega do Cantor.

O Castelo de Paderne foi o primeiro local a ser visitado pelo grupo que reuniu cerca de 20 profissionais de turismo da região. A visita ao monumento, cuja torre albarrã se encontra a ser recuperada num projeto orçado em 100 mil euros, foi conduzida pelo arqueólogo e técnico municipal Luís Campos Paulo, que divulgou alguns pormenores curiosos sobre a história deste monumento classificado de interesse nacional.

De Paderne a Olhos de Água, o segundo local foi redescoberto na Quinta do Mel, uma unidade de agroturismo que produz morangos, ervas aromáticas, legumes, velas de cera de abelha e doçaria tradicional. O grupo teve oportunidade de saborear algumas iguarias, com produtos cultivados na quinta e de venda exclusiva.

Seguiu-se depois um almoço no restaurante “O Pescador”, na praia de Santa Eulália, uma das 25 zonas balneares do concelho distinguidas com Bandeira Azul e também condecorada com o galardão de Ouro em termos da qualidade da água.

O centro antigo da cidade foi dado a conhecer por Luís Campos Paulo, que revelou histórias menos conhecidas de alguns monumentos emblemáticos como o Beato Vicente, Igreja de Sant’Ana, Igreja de São Sebastião, Igreja Matriz, Museu e Praça da República, Capela da Misericórdia e Albergaria, Rua da Bateria, Praça dos Pescadores e Pau da Bandeira. Neste último, o grupo pode ver de perto a escultura “Homenagem ao Turista”, inaugurada no passado dia 27 de setembro para assinalar o Dia Mundial do Turismo.

De Albufeira rumaram à freguesia da Guia para uma visita à Adega do Cantor, famosa pelos seus vinhos e pelo seu proprietário, sir Cliff Richard, detentor da Chave da Cidade de Albufeira.

“Estas visitas permitem enriquecer culturalmente os participantes para que possam responder às novas tendências de mercado e às expetativas dos turistas”, salientou Carlos Silva e Sousa. Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “torna-se mais fácil vender o produto quando se conhece de perto as suas caraterísticas exclusivas e os elementos diferenciadores, complementares ao sol e mar tradicional, que potenciam a atração junto dos visitantes”.

Albufeira foi o décimo dos 16 concelhos algarvios a acolher a visita de familiarização que integra o ciclo de ‘fam trips’ organizadas pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com as Câmara Municipais e a Direção Regional de Cultura do Algarve.