Atualmente com 18 hotéis no Brasil (Gramado, Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu Recife, Porto de Galinhas e Salvador da Baía, Belém e Paragominas), o grupo do empresário Guilherme Paulus, prepara já a abertura de novas unidades. Acabado de inaugurar um hotel no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, o grupo prepara já a abertura “de um hotel em Brasília da marca Prodigy, até ao inicio do ano que vem. E estamos inaugurando agora em julho o nosso quinto hotel na cidade de Gramado”. Este último terá um investimento de 40 milhões de reais, afirmou ao Ambitur.pt, à margem da BTL, Juan Andrade, gerente de receitas da GJP Hotels & Resorts.
O objetivo do grupo é, aponta Juan Andrade, “dobrar” os seus negócios nos próximos dois anos, sendo a expetativa a de encerrar o ano de 2017 com um total de 40 hotéis. “ Estamos a investir bastante em novos negócios, contratamos dois diretores para atuar especificamente nessa parte”, acrescentou o responsável, dando conta que já tem outros novos hotéis em vista. “Já temos alguns contratos e negociações, mais no foco de administração de hotéis. A tendência é ter mais alguns em São Paulo e outros destinos que já estão em fase avançada de negociação. Em Natal, devemos ter um hotel em breve, Fortaleza deve ter mais dois hotéis, etc”.
Questionado sobre se a crise que o Brasil está a atravessar poderá vir a prejudicar estes planos, Juan Andrade afirma que “não, porque o acionista preparou-se muito bem”. “Neste momento a gente tem uma rede de hotéis que tem uma dupla característica: trabalhamos muito o segmento de lazer e a parte corporativa. Na parte corporativa, temos vindo a sentir um pouco a crise, porém o que temos vindo a trabalhar no lazer tem estado a compensar um pouco o que perdemos na parte corporativa. Desde janeiro que temos tido um resultado excelente, estamos com um crescimento de 20% face a janeiro de 2015”.
Apesar de haver perspetivas de expansão do grupo para os Estados Unidos, Miami, e de já ter analisado algumas propostas em Buenos Aires, “o foco do grupo é o crescimento no Brasil. A ideia é estarmos entre as cinco maiores redes do país nos próximos cinco anos”.
No que diz respeito ao mercado português, Juan Andrade afirma que é “bastante promissor” e por essa razão é que o GJP Hotels & Resors “investiu na parceria com a Dom Pedro” e marca presença na BTL pelo segundo ano consecutivo. “Entendemos que o grupo Dom Pedro nos pode ajudar bastante aqui em Portugal, especificamente para três hotéis, que é o do Rio de Janeiro, o de Salvador e o de Foz de Iguaçu”.
Segundo o responsável, o hotel do grupo que o mercado português mais procura é o Sheraton. “O Rio de Janeiro também tem vindo a crescer bastante e em Foz de Iguaçu também temos tido uma excelente procura de portugueses que vai lá para visitar as cataratas”.
Presença na BTL com balanço positivo
Este é já o segundo ano que o grupo se faz representar na BTL, juntamente com o grupo Dom Pedro Hotels. De acordo com Juan Andrade, a edição deste ano foi “muito interessante” com o profissional a fazer “muitos contactos “ e a fechar alguns negócios. “Consegui fazer bastantes contactos, já estamos a combinar com a Exoticoonline para fazer um fam trip pelo nosso hotel no Rio de Janeiro. Foi bastante produtivo”.