O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia apresentou, recentemente, a Natural.pt,& a marca que assina a nova estratégia para a Rede Nacional de Áreas Classificadas. O projecto aposta na valorização coordenada dos recursos naturais das 45 áreas protegidas do País, através da conservação, mas também no desenvolvimento sustentável de oferta, tendo em vista a coesão social, económica e territorial, e prevê a adesão de empresas, associações, organizações, centros de investigação e municípios.No que diz respeito ao turismo, e a par das previsões de crescimento, especificamente, para o turismo de natureza de 43,3 milhões de viagens em 2015, o governo espera até 2020 ter mais de 300.000 visitantes nestas áreas, 10% de aumento anual do número de aderentes, e mais de 10.000 seguidores no website. &Estamos a falar de objectivos aspiracionais que julgo que poderão ser ultrapassados. Tenho uma enorme confiança&& e, conhecendo o país, o património e os projectos das áreas protegidas, penso que o facto de as pessoas trabalharem em rede e não no seu projecto, na sua associação, no seu parque ou na sua área protegida vai criar uma visibilidade nacional e internacional que vai homenagear todos os que trabalham e vivem nessas áreas e criar condições para gerar valor económico e social&, afirmou Jorge Moreira da Silva.A marca Natural.pt integra-se numa reforma do ordenamento do território em curso e que vai muito para além das alterações legislativas, tratando-se de um conjunto de iniciativas sobre o território que procuram promover o correcto desenvolvimento territorial, impedindo a expansão casuística dos aglomerados e promovendo a reabilitação urbana, em consonância com o novo quadro de financiamento europeu Portugal 2020.