Governo quer estratégia de crescimento “mais ousada” para o turismo

Governo quer estratégia de crescimento “mais ousada” para o turismo

Categoria Advisor, Política

Com o turismo a viver um bom momento, o Governo português quer apresentar medidas que vão além do forte crescimento. A nova política para fazer fluir o setor deverá incluir uma estratégia “mais ousada”, avançou o ministro da Economia, durante o encerramento do 29.º Congresso Nacional da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), em Coimbra.

Para Manuel Caldeira Cabral, seja como for, esta estratégia terá de continuar a insistir num crescimento sustentável no país. “O que queremos é não só um turismo que continue a crescer – em cidades com melhor perfomance -, mas que se espalhe mais pelo território” em regiões como o Centro, o Alentejo e os Açores, que, sublinha, “foram das que mais cresceram”.

O ministro lembra ainda que, “em muitas destas regiões a palavra ‘potencial’ era demasiado ousada”. Mas, agora, “ao invés de falarmos de potencial, falemos já de realização e crescimento”, apela, acrescentando que, “este é um setor que está a dar um impulso muito grande ao desenvolvimento do país” – representando 17% das nossas exportações e com a criação de 54 mil novos empregos -, mas que “pode dar ainda mais”.