O grupo Europcar, um dos principais players nos mercados de mobilidade, reorganizou a unidade de negócios low cost, na sequência da aquisição da Goldcar, de modo a maximizar as vantagens e oportunidades, daquele que é já um dos segmentos mais dinâmicos da Europa.
Atualmente, o segmento de aluguer de automóveis low cost representa já um montante de aproximadamente 1,5 mil milhões ao apresentar uma taxa de crescimento anual de 12%, dinâmica, que se estima que se mantenha num ritmo semelhante, particularmente em destinos de lazer como a França, Espanha, Itália, Reino Unido, Portugal, Grécia ou Turquia.
A gestão da Unidade de Negócios de Low Cost será conduzida por Juan-Carlos Azcona, ex-CEO da Goldcar, e associará as marcas InterRent e Goldcar, permitindo ao grupo criar uma plataforma de dimensão significativa e usufruir de uma escala considerável dentro deste segmento. A unidade de negócios deverá gerar uma parcela expressiva – de pelo menos 15% -, das receitas do Grupo no futuro próximo. De modo a potenciar as vantagens decorrentes da agilidade da estrutura organizacional da Goldcar, processos lean e um sistema de TI sólido, flexível e escalável, a marca e o negócio InterRent serão operados pela Goldcar em Portugal, Espanha, França, Itália e Reino Unido.
Além da reorganização da unidade de negócio low cost, o grupo está atualmente a adaptar a sua plataforma de marca, de modo a maximar as oportunidades decorrentes do crescimento do mercado de lazer, oferecendo aos seus clientes soluções de mobilidade personalizadas para dar resposta às suas expectativas ao nível do atendimento, apoio ao cliente e preço.
A InterRent será, neste enquadramento, reposicionada gradualmente como a marca de nível intermédio do grupo destinando-se a clientes de lazer que desejam encontrar um equilíbrio entre um preço justo e uma experiência de cliente simplificada. O reposicionamento da InterRent no mercado intermédio representa um passo estratégico para dar resposta a um segmento que, segundo estimativas, representa cerca de 20% do mercado total.
Em comunicado, Fabrizio Ruggiero, vice-presidente de vendas, marketing, clientes e low cost, salienta que conseguiram “estabelecer um posicionamento estratégico no mercado de low cost, apenas três meses após a aquisição da Goldcar, e iniciamos a execução do nosso plano para a unidade de negócios neste segmento, de modo a entregarmos o valor previsto e apresentado no momento de aquisição”. “Acreditamos, por isso, que iremos alcançar pelo menos 30 milhões de euros de sinergias de custos até ao final de 2020. Além disso, a definição da nova arquitetura da marca permite-nos aprofundar a nossa liderança em três níveis do mercado em que operamos, nomeadamente, o segmento mais elevado e premium com a Europcar®, o segmento intermédio com a InterRent® e o segmento Low Cost com a Goldcar®. Estamos seguros que, com esta nova plataforma de marca, reforçaremos a nossa liderança de forma indiscutível, ao expandir o alcance dos nossos clientes através da oferta de marcas mais fortes”, conclui.