Investimento na promoção de Portugal em França com aumento de 20%

Investimento na promoção de Portugal em França com aumento de 20%

Categoria Advisor, Política

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, disse hoje à agência Lusa, em Paris, que “há uma vontade acrescida dos franceses em visitarem Portugal” e comprarem casa no país.
A governante encontra-se na capital francesa para uma visita ao IFTM Top Resa – Salão Internacional da Indústria do Turismo e da Viagem, que começou hoje e decorre até sexta-feira no Parque de Exposições da Porte de Versalhes.
“Cerca de dois milhões de franceses visitaram Portugal no ano passado e este ano estamos a crescer 20%, quer no número de franceses que nos visitam, quer também nas receitas turísticas do mercado francês. Há aqui uma vontade acrescida dos franceses em visitarem Portugal, comprarem casa, com muitos franceses a optarem por Portugal para fazerem as suas reformas”, indicou a governante.
Ana Mendes Godinho, que esta manhã visitou o ‘stand’ do Turismo de Portugal – no qual estão presentes 28 empresas e quatro ‘startups’ (empresas em início de atividade) portuguesas – destacou que a participação lusa assenta no reconhecimento da “importância que o mercado francês tem crescentemente em Portugal”.
“Neste momento, [Portugal] passou para terceiro destino [dos franceses]. Ultrapassou a Alemanha. Em termos de hóspedes, temos Reino Unido, Espanha e França. Portanto, França entrou no ‘top 3’ de janeiro a julho”, explicou a secretária de Estado.
Ana Mendes Godinho explicou que entre as “zonas mais populares” para os franceses está Lisboa, “mas curiosamente todas as regiões estão a crescer em termos de procura turística por parte do mercado francês, desde o Centro, ao Alentejo, ao Norte, também o Algarve e os franceses estão a descobrir muito o interior do país”, nomeadamente os “trilhos de natureza, passeios de bicicletas, aldeias e comunidades autênticas”.
A governante sublinhou, também, que foi aumentado o investimento na promoção de Portugal em França em 20%, com “500 artigos publicados sobre Portugal na imprensa francesa” de janeiro a julho, defendendo que o país “se conseguiu afirmar pela capacidade de surpreender as pessoas” e que a compra de imóveis por franceses continua a crescer.
“Este ano o mercado francês está a crescer cerca de 30% na compra de imóveis em Portugal e tem um papel muito importante, nomeadamente na reabilitação do imobiliário e dos centros históricos. Temos muitos franceses que, neste momento, vivem em Portugal – não só reformados mas também jovens que estão a decidir viver em Portugal”, afirmou.