IPLeiria: consolidação na formação superior em turismo

IPLeiria: consolidação na formação superior em turismo

Categoria Advisor, Formação

Assumindo o turismo como área multidisciplinar e interdisciplinar de conhecimento científico, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) consolida, este ano, uma aposta multifacetada, tanto ao nível dos mestrados, como das licenciaturas e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSPs).

Gestão e Direção Hoteleira, Marketing e Promoção Turística, Gestão e Sustentabilidade no Turismo (lecionado em inglês) e Turismo e Ambiente, são os quatro mestrados em turismo disponíveis na ESTM, que consubstanciam uma visão transversal deste setor de atividade económica determinante para o país.

ESTm IP LeiriaTurismo, Marketing Turístico, Gestão Turística e Hoteleira, Restauração e Catering, Gestão de Eventos e Animação Turística, são as seis licenciaturas disponíveis, todas com a certificação TEDQUAL por parte da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Por outro lado, a ESTM é já uma referência internacional no domínio da investigação científica em Turismo, tal como o atestam o Centro de Investigação Aplicada em Turismo (CITUR) a revista European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR) e o International Tourism Congress (ITC).

No âmbito dos TeSP e igualmente neste domínio do turismo, a ESTM irá colocar em funcionamento os cursos de Animação em Turismo de Natureza e Aventura, Cozinha e Produção Alimentar e Gestão Hoteleira e Alojamento. Detentora de um Hotel Escola e de infraestruturas modernas e devidamente equipadas, a ESTM continua a apostar também num cariz formativo prático, sendo naturalmente a empregabilidade uma das suas prioridades de intervenção social.
A localização em Peniche, “Capital da Onda” e do Surf, num cenário privilegiado frente ao mar e tendo como pano de fundo as Berlengas – Reserva da Biosfera da UNESCO, também é, sem dúvida, uma mais-valia.

Por Sérgio Araújo – PhD
Subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria