ISEC lança Pós-Graduação “inovadora e inédita” em Turismo de Cruzeiros

ISEC lança Pós-Graduação “inovadora e inédita” em Turismo de Cruzeiros

Categoria Advisor, Formação

“Bem-vindos a Bordo” é o verdadeiro mote da Pós-Graduação em Turismo de Cruzeiros, que terá início em janeiro de 2017, no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), em Lisboa.

Com a coordenação de Fernando Santos e colaboração de Eduardo Cunha Cruz, diretor da Escola de Gestão do ISEC, esta Pós-graduação “inovadora e inédita”, terá a duração de dois semestres letivos e pretende criar uma formação de especialidade no âmbito do turismo de cruzeiros.

Na apresentação, que decorreu ontem, dia 28, no Campus Universitário do Lumiar, no ISEC, Fernando Santos fez questão de sublinhar a “importância de dotar pessoas que trabalhem diretamente com este meio” e que sendo uma formação académica, o que se pretende “é interligar matérias que vão ao encontro do aprofundamento do conhecimento desejado, dos organismos oficiais envolvidos, dos diversos players envolvidos, tendo sido muito bem acolhida e reconhecida originalidade da Pós-Graduação em Portugal e a nível internacional”.

Destinando-se a alunos que terminaram a licenciatura, mas também a profissionais da área “que consideram que é relevante um conhecimento mais detalhado sobre aquilo que é o turismo de cruzeiros”, a Pós-Gradução terá uma propina anual de 5500 euros e inicialmente terá 25 vagas disponíveis.

Para além disso, Fernando Santos refere o facto de esta Pós-Gradução ter o intuito de “desmistificar a ideia de que o turismo de cruzeiros é um produto para pessoas de maior idade” e que esperam exportar a formação para outros países já no início de 2017. Sem adiantar muito informação, Fernando Santos revelou que já foram estabeleceram contactos com dois países “onde se fala português”, e que embora “em moldes ligeiramente diferente” esperam arrancar também em 2017.

Por seu lado, Eduardo Cunha Cruz sublinha que esta formação “vai dar resposta a uma lacuna associada ao turismo de cruzeiros que, só no ano passado, mobilizou cerca de 23 milhões de turistas. Mais do que isso, os alunos desta Pós-Graduação terão a oportunidade de realizar um cruzeiro de 5 dias, com partida de Lisboa e chegada a Génova, onde decorrerá um seminário e onde poderão colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos. Seguindo esta ideia, Eduardo Cunha Cruz salienta ainda a “importância de realizar um cruzeiro no final da Pós-Graduação dá a oportunidade aos nossos alunos de contactar diretamente com a realidade da vida e trabalho a bordo de um navio de cruzeiro”.

Em representação do Turismo de Portugal, Elisabete Mendes veio confirmar “o interesse neste parceria” da associação, referindo que esta é “uma área onde não tem havido proporção de conhecimento” e que vem por isso “profissionalizar” e apresentar uma oferta “alternativa” aos estudantes de turismo.

Este projeto conta com o apoio da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Lisbon Cruise Club (LCC), Fórum Oceano, Lisbon Cruise Terminals, entre outras e com o reconhecimento das principais companhias de cruzeiro.