Lisboa, Porto e Funchal ocupam os lugares de topo no que concerne ao Turismo, nesta terceira edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, documento que avalia a performance de marca e a atratividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). O município do Porto sobe duas posições e alcança o segundo lugar, ficando colocado logo a seguir à capital portuguesa; o Funchal desce uma posição, assim como Albufeira, ocupando respetivamente a 3ª e 4ª posições.
A categoria Visitar apresenta nesta edição um ranking bastante heterogéneo. No Top 25 estão presentes municípios de todas as regiões de Portugal, com destaque para a região de Lisboa, com sete, e as regiões Norte, Centro e Algarve, com cinco municípios cada.
O Porto é o 2º classificado na categoria Visitar e aparece logo após Lisboa, município que se mantem em 1º lugar, também este ano. Já o Funchal e Albufeira, descem uma posição cada um, graças à subida de dois lugares do Porto.
Para o Top 10 desta categoria entram com força Coimbra e Braga, que sobem quatro e seis lugares, ficando nas 7ª e 8ª posições, respetivamente, por troca com dois municípios algarvios.
No Top 25 são notórias claras alterações que dizem respeito particularmente a Portugal Continental. O município de Sintra passa a ocupar a 11ª posição, subindo quatro lugares e a Nazaré passa a ocupar a 12ª posição, registando uma notável subida de 12 lugares. Guimarães sobe cinco lugares e, com um bom desempenho, ocupa agora a 17ª posição.
As descidas também têm bastante expressividade especialmente no caso de Faro e Lagos que desceram para 13ª e 15ª posições por perderem três e sete lugares, respetivamente.
Finalmente, os municípios de Figueira da Foz e Viseu entraram diretamente para 24ª e 25ª posições, após uma subida de quatro e oito lugares, respetivamente. Estas novas entradas são resultado da saída de Porto Santo e Loulé, particularmente neste último, após perder 14 posições neste Ranking.
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking 2016 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.
“A marca é um dos principais ativos de que cada município dispõe. Como tal, deve ser estudada para depois ser gerida e potenciada. Através destas três dimensões, conseguimos aferir, de forma cientifica, esse potencial”, explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Portugal. “Acreditamos que, com esta análise, temos a capacidade para ajudar os municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente”, completa.