A Lufthansa está a testar um robot humanoide, equipado com inteligência artificial, na zona reservada aos passageiros no Terminal 2 do aeroporto de Munique, de forma a prestar apoio aos passageiros.
Chama-se Josie Pepper, mede 1,20 m, e para além de dar as boas vindas aos passageiros, irá responder às dúvidas sobre como a chegar à porta de embarque, qual o restaurante mais próximo ou onde se localiza o balcão de transferências.
Nesta primeira versão, Josie Pepper, que fala Inglês, estará à espera dos passageiros no cimo da rampa que leva ao shuttle que liga o terminal principal com o edifício satélite. Esta fase de testes será usada para verificar se Josie Pepper é bem recebida pelos passageiros.
O “cérebro” de Josie Pepper contém um processador de alto desempenho com acesso à internet via Wi-Fi. Tal cria uma ligação a um serviço de cloud onde a linguagem é processada, interpretada e ligada aos dados do aeroporto.
Por trás das capacidades de Josie Pepper estão as tecnologias de inteligência artificial baseadas na cloud da IBM Watson Internet of Things (IoT). Pepper foi desenvolvida pela empresa francesa SoftBank Robotics. O pessoal do aeroporto de Munique e da Lufthansa deram à robot o nome de “Josie” quando ela chegou ao aeroporto.