Marriott International adapta programas de fidelização às necessidades dos Millennials

Marriott International adapta programas de fidelização às necessidades dos Millennials

Categoria Alojamento, Business

Na sequência do anúncio da aquisição da Starwood Hotels & Resorts por parte da Marriott International, a cadeia hoteleira optou por manter os programas de fidelização independentes, permitindo que os membros efetuem correspondência e transferências imeditadas e ilimitadas de pontos entre as contas. Esta medida diz respeito aos programas Marriott Rewards, Ritz-Carlton Rewards e Starwood Preferred Guest Program.

Em comunicado, a Marriott explica que esta medida vem traduzir uma mudança que está a acontecer nos programas de fidelização hoteleira a nível mundial, já que estes estão a adaptar-se ao novo perfil de viajantes.

Um exemplo é o Hotel Tonight que, através do seu aplicativo móvel (HT Perks), lançou o seu próprio programa de fidelização em setembro do ano passado. A ideia era fazer com que o programa fosse semelhante a um jogo, como o Candy Crush, onde os hóspedes sobem de nível para ganhar mais benefícios em cada estadia.

“Quando estávamos a desenvolver o HT Perks, substituímos a palavra fidelidade, pois não queríamos que ele se parecesse com outros programas onde os hóspedes acumulam pontos. Queremos torná-lo mais divertido e introduzir a ação de nivelar para obter mais benefícios”, explica o cofundador e COO do Hotel Tonight, Jared Simon. Isto porque, para alguns viajantes mais jovens, os pontos são vistos como um aborrecimento. “Os Millenials querem gratificação instantânea. Eles não querem acumular os pontos como os seus pais fizeram”, acrescenta.

Outro programa que aumentou a quantidade de níveis é o World of Hyatt (antes com a designação de Gold Passport da Hyatt), que será relançado em março de 2017 e terá três níveis (um a mais do que no ano anterior).

“A hospitalidade está sempre a evoluir. Sentimos que era o momento certo para criar uma nova energia e marca em torno do que estávamos a fazer”, afirma o vice-presidente Sénior da Hyatt, Jeff Zidell, acrescentando que este é o momento de conquistar os corações e mentes dos novos viajantes.

Outra estratégia adotada pela cadeia hoteleira é simplificar os programas de fidelização. O Whyndham Rewards, por exemplo, simplificou seu programa há dois anos ao padronizar – em 15.000 – a quantidade de pontos necessários para ganhar uma noite de estadia. Os hóspedes ganham 10 pontos por cada dólar gasto.