O ano de 2017 decorre mas para algumas empresas, é já tempo de antecipar e preparar o ano que se segue. É o caso da agência de viagens MB Travel, criada em 1996 e presente na Madeira e nos Açores.
Por ocasião da ITB 2017, em Berlim, José Vieira, Groups & Incoming Coordinator, referiu, em declarações à Ambitur.pt que, no seu entender, “2017 não será igual a 2016”. “Será pior, ou melhor, não será tão bom. 2016 foi um boom mas 2017 não será. O mercado acabou por tomar outras decisões. Porque os grandes operadores deixaram de vender. Em 2015 tiveram determinado número de vendas e em 2016 com a saída dos mercados da Turquia, Egito e Tunísia, sobretudo o norte de África, esse volume de negócio ninguém o fez e o volume anual foi inferior. Os grandes operadores não podem ter dois anos destes. Têm que dar a volta à situação”, acrescentou.
Por outro lado, o responsável destacou a importância do mercado alemão, nomeadamente no segmento de grupos. “Para lhe dar uma ideia fazemos cerca de 500 grupos de mercado alemão e austríaco. Basicamente são grupos standard que procuram uma semana de estadia, excursões regulares”, frisa.
Relativamente aos mercados, José Vieira destaca França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica como os mercados que mais procuram a MB Travel.
Finalmente, José Vieira realça também o papel de feiras como a ITB, que serve sobretudo para divulgação mas também como forma de afirmarem a sua presença. “Serve para divulgarmos o nosso produto e afirmarmos a nossa presença. Temos uma divulgação feita e vimos cá já com reuniões marcadas”, acrescenta por fim.