Entrevista Ministro da Economia: “Temos que estimular mais inovação no nosso turismo”

Entrevista Ministro da Economia: “Temos que estimular mais inovação no nosso turismo”

Categoria Follow Us, Inside

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, é o Grande Entrevistado da edição 299 da Ambitur.

O governante reconhece que o ano de 2016 registou “um crescimento fantástico” mas afirma que o que se pretende é que o turismo “continue a crescer de forma sustentável”.

Para este ano, Manuel Caldeira Cabral acredita que os dados também já são positivos, pondo como meta ultrapassar a fasquia dos 20 milhões de turistas.

No que diz respeito aos transportes, o ministro da Economia falou à Ambitur sobre o reforço das ligações aéreas para Portugal, sendo que em 2016 abriram 64 novas rotas e, este ano, estão já asseguradas 56 novas r, que “poderão crescer ao longo do ano”. Aqui o trabalho visa não só os mercados clássicos como a diversificação, abordando países como EUA, China, Polónia, Escandinávia, Canadá ou Índia.

A nível do investimento, o governante confirma 466 projetos aprovados no Portugal 2020, com um investimento superior a 300 milhões de euros, não só a nível de novos hotéis como de projetos de requalificação.
O Programa Capitalizar, cujas linhas foram lançadas em fevereiro, também já tem 36 operações aprovadas no turismo.
E no que diz respeito às linhas de apoio à qualificação da oferta do Turismo de Portugal, aprovadas há quase um ano, têm 77 projetos aprovados e já em construção, num valor de 143 milhões de euros. O ministro adiantou que estas linhas estão esgotadas e que irá abrir uma nova linha com 75 milhões de euros. “Este é um reforço maior do que fizemos há um ano atrás”, admitiu Manuel Caldeira Cabral.

Outro tema desta Grande Entrevista é o ET27 que assume “a ideia da inovação como um eixo estratégico muito importante”, apostando num crescimento com qualidade, na redução da sazonalidade, na qualificação dos colaboradores. Como metas, o governante sublinhou os 80 milhões de dormidas e os 26 mil milhões de receitas.