Após um ano e meio de trabalho entre a secretaria de Estado do Turismo e associações do sector sobre a criação de um novo modelo de promoção externa que teria como base a criação de um novo organismo (Agência de Promoção Turística), que teria uma gestão partilhada pública/privada que não teve qualquer resultado, António Pires de Lima, Ministro da Economia, voltou a trazer o assunto para a «mesa». Na sua intervenção durante o 26º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, que decorre em Braga, o responsável impôs mesmo a meta de haver uma solução durante o próximo ano.De acordo com António Pires de Lima, &devo dizer que o papel do Estado é também um papel muito relevante na promoção do turismo. Nessa matéria gostaríamos de caminhar para uma forma mais conjugada em parceria com o sector privado. Essa deve ser a realidade em 2015, tendo em conta que ainda não foi possível montá-la em 2014&. Sem especificar o que o Ministério da Economia pretende exactamente neste campo, o responsável afasta no entanto a extinção do Turismo de Portugal caso venha a surgir outra realidade na promoção externa. Afirma o Ministro da Economia que esta realidade não é &no sentido de extinguir o Turismo de Portugal. O Turismo de Portugal é um instituto que tem tido um papel muito relevante na dinamização do turismo&. Para o responsável governativo &entendemos que a promoção ganharia em ser mais influenciada pelos empresários do sector privado, que sabem melhor que ninguém a realidade que precisam de promover. A política de promoção já conheceu algumas alterações nos últimos três anos que têm beneficiado a evolução do nosso turismo&. Por Pedro Chenrim