Momondo: como lidar com a depressão pós-férias?

Momondo: como lidar com a depressão pós-férias?

Categoria LifeStyle, Tendências

52% dos Portugueses considera o final das férias, e o regresso ao mundo profissional e escolar, um período difícil, diz o estudo “Tendências de Viagens 2016” da Momondo, que partilhou oito sugestões “para ajudar a uma transição menos dolorosa após o período de férias”.

1. Planear a próxima viagem:

De acordo com o livro “Sociedade Internacional para os Estudos da Qualidade de vida”, a melhor parte das férias não são as próprias férias, mas sim todo o processo de pesquisa, planeamento e a antecipação. Por isso, aconselha a aproveitar a viagem de regresso para começar já a planear um próximo destino.

2. Saber lidar com a “depressão” pós-férias:

Perceber que se sente apenas uma nostalgia por se estar a regressar à vida ativa e não algo mais sério, recomendando que se desfrute de cinco minutos num lugar calmo e que se pense nos aspetos mais positivos que tem na vida.

3. Preparar para voltar a casa, mesmo antes de partir:

Para ajudar a lidar com a ansiedade do regresso aos inúmeros emails por responder no trabalho, organização escolar ou à rotina do dia-a-dia em casa, é proveitoso tirar algum tempo antes da partida para organizar o regresso, deixando as tarefas organizada e criando uma lista com o que é prioritário.

4. Revisitar as memórias:

Colocar uma fotografia das férias junto ao ecrã para manter a memória de dias agradáveis, além de ajudar a antecipar e motivar para o próximo destino.

5. Assegurar um regresso calmo:

Tentar ter um a dois para reajustar o quotidiano ou no caso de ter que regressar de imediato ao trabalho, optar por começar a meio da semana para que esta seja mais curta.

6. Pausa de fim-de-semana

No caso de ainda faltar muito tempo para as férias seguintes, deve-se tirar o melhor partido do fim-de-semana e fazer algumas escapadelas.

7. Pequenas mudanças que podem fazer a diferença

Aproveitar o regresso das férias para fazer pequenas mudanças em casa, mudando o ambiente e criando um novo espaço.

8. Exercitar o corpo e a mente

Apesar de após as férias, por vezes, não haver vontade de voltar a praticar exercício físico, este tem um efeito positivo no bem-estar. Aproveitar o bom tempo que ainda se faz sentir para caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta, pode ser uma boa aposta.