MSC Cruzeiros implementa sistema inteligente de videovigilância a bordo

MSC Cruzeiros implementa sistema inteligente de videovigilância a bordo

Categoria Business, Transportes

A companhia MSC Cruzeiros acaba de anunciar um novo sistema de videovigilância, oferecendo uma segurança a bordo ainda maior. Pioneiro na indústria, este sistema foi desenvolvido pela MSC em colaboração com a Bosch e a Hewlett Packard Enterprise ao longo de 14 meses.

O sistema integrado permitirá, entre outras características, uma intervenção mais rápida no caso de uma pessoa ou um objeto cair ao mar. Após uma fase piloto de testes de esforço concluídos e contínuas atualizações de software, o sistema de análise e captação de imagem inteligente encontra-se agora operacional – inicialmente no mais recente navio da MSC Cruzeiros, o MSC Meraviglia.

Pierfrancesco Vago

Citado em comunicado, Pierfrancesco Vago, chairman executivo da MSC Cruzeiros, afirma que “a segurança e o bem-estar dos nossos viajantes e tripulação foi sempre a nossa maior prioridade”. Neste sentido, prossegue, “criámos uma solução altamente inovadora que, através do uso de tecnologia de nível militar, vai permitir que o comando do navio tome acções imediatas, caso seja necessário”.

O novo sistema de segurança consiste numa abrangente proteção inteligente de câmaras de vídeo óticas e térmicas. Todas elas oferecem uma constante e ampla vigilância ao longo das áreas exteriores mais importantes do navio. Todas as imagens capturadas serão transmitidas em tempo real para uma sala de segurança central, onde as transmissões serão monitorizadas juntamente com todos os restantes inputs provenientes das 1,200 câmaras HD CCTV a bordo do navio.

De modo a aumentar ainda mais a precisão das imagens de vídeo capturadas, estas serão processadas e analisadas por dois sistemas de processamento de imagem independentes. Este duplo sistema de segurança permitiu reduzir significativamente a margem de erro para alertas falsos – tipicamente causados por movimentos naturais tais como ondas, reflexos do sol ou da lua, ou um pássaro, disparando o alarme. Através de mais de 25 mil horas de análise de vídeo, testes de software e atualizações algorítmicas contínuas, o sistema alcançou um nível de precisão confirmado de 97%, garante a companhia.

Em caso de alarme, um sinal de luz e sonoro vão alertar o oficial de Segurança do navio no centro de segurança, que poderá imediatamente ligar-se ao sistema e adquirir todas as imagens e dados, e, se necessário, retirar e rever as imagens de vídeo. O oficial de Segurança tem acesso directo ao comando do navio na ponte para permitir acção imediata.