“Na APAVT temos a ambição de crescer muito mais no número de associados este ano”

“Na APAVT temos a ambição de crescer muito mais no número de associados este ano”

Com vários desafios em mãos enquanto responsável pelo Capítulo dos Operadores da APAVT, Nuno Mateus reconhece que o número de associados da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo tem aumentado “significativamente nos últimos anos” e que há a “ambição de crescer muito mais” nesta matéria já este ano.

Em declarações ao Ambitur.pt, o diretor-geral da Solférias explica que aquilo que a APAVT tem tentado fazer é “estar a par de tudo e encontrar soluções globais que sirvam as agências e os operadores, de uma forma um pouco mais económica e eficaz”, e que por isso se torna “cada vez mais apelativo para as agências” estarem presentes na associação. E frisa que aliás “uma ação só é forte se acabar por ter uma percentagem bastante expressiva” como base. Nuno Mateus adianta que a nível dos operadores turísticos, todos os que “têm expressão são associados da APAVT e estão no capítulo dos operadores” e refere mesmo que “tem havido uma relação bastante positiva” e que “só assim conseguimos dar resposta ao mercado, porque os nossos desafios serão cada vez maiores”.

Em cima da mesa, neste momento, o Capítulo dos Operadores tem a questão da certificação das agências de viagens para emissão com cartão de crédito no BSP, algo que tem de ficar concluído até 1 de março deste ano, e para o qual a associação já terá apresentado uma solução às agências, que será conhecida em breve pelo mercado, garante Nuno Mateus. O responsável lembra ainda o desafio da questão da proteção de dados e da nova lei comunitária, sendo que para esta última questão haverá uma aposta na formação.

Pedro Chenrim