FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS SUPERA EXPETATIVAS
A 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foi um sucesso e superou todos os recordes de participantes, com maior público, número de stands e expositores. “Foi uma demonstração inequívoca da força do Destino Iguaçu para superação da crise pela qual passa a economia brasileira”, avaliou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu. A Itaipu é patrocinadora máster do evento. A abertura concorrida contou com a presença de Darci Piana, presidente da Fecomércio do Paraná, Márcio Fávilla, diretor executivo da OMT (Organização Mundial de Turismo), presidente interino da Embratur, José Parente, Roberto Bacovis, presidente da ABAV-PR, Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur, Guilherme Paulus, presidente do grupo GJP hotels e sócio fundador da CVC, Jorge Sameck, presidente da Itaipu binacional, entre outros empresários e convidados.
O festival, que terminou na sexta-feira (17), reuniu mais de 7 mil pessoas no Rafain Palace Hotel & Convention Center, onde ocorre desde quarta-feira (15). Até então, o maior movimento havia sido registado em 2015, quando o festival recebeu 6.295 pessoas.O crescimento é expresso também pelo número de stands – 207, 18% a mais que no ano passado. Criado há dez anos, o festival chegou a 3.200 participantes em 2009. Em 2010, eram 264 expositores, diante de 1.110 expositores neste ano.Para o superintendente da Itaipu, os resultados desta edição são mais uma prova do potencial da região como destino de lazer, eventos, ecoaventura e compras, a partir de uma boa gestão integrada de turismo. “Demos uma resposta contundente aos pessimistas de plantão que acreditam que o Brasil e o mundo estão em crise. Somos um exemplo de superação e mostramos aos participantes que aqui no Destino Iguaçu é proibido falar em crise”, completou Piolla. Em 2017, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o “Ano do Turismo Sustentável”, o Festival Internacional de Turismo das Cataratas será entre os dias 21 e 23 de junho.
CARAVANAS DE AGENTES DE VIAGENS NO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS
“Na quarta-feira (15), alguns expositores ficaram sem material, de tanta gente atendida”, disse Paulo Angeli, coordenador geral do festival. O público diverso foi formado por gente de todo o Brasil e exterior, entre eles mais de mil estudantes. Ao todo, foram mais de 50 caravanas, vindas de 60 cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
A presença do presidente da Embratur, José Antônio Parente, durante toda a programação, mostra o peso do evento. Parente se comprometeu a dar “grande divulgação” ao Destino Iguaçu durante a Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, por meio de parceria com a Itaipu. “O case Iguaçu é um sucesso. Quiséramos nós que todo o Brasil fosse como o Destino Iguaçu”, afirmou o presidente. No período dos jogos, Foz terá um espaço especial na Casa Brasil, a vitrine brasileira da Embratur para o turismo do País. A Casa Brasil deve receber 100 mil pessoas por dia.
Segundo Gilmar Piolla, o presidente da Embratur não foi o único a registrar uma boa impressão do evento e do Destino Iguaçu. “O público saiu impressionando com a mensagem positiva que passamos”. E completou: “mostramos aos convidados, parceiros e ao público do Festival de Turismo que estamos preparados para crescer, mesmo nas adversidades. Somos um destino turístico único, diferenciado”.
Nascido para promover o Destino Iguaçu, o festival ganhou nova dimensão, servindo como uma vitrine para o turismo do próprio Brasil. “A atração de estrangeiros, como os de origem uruguaia, argentina e paraguaia, despertaram o interesse da Embratur, que olhou com carinho para o festival”, afirmou Paulo Angeli.
HOMENAGEADOS EM FOZ
A programação do 11º Festival de Turismo das Cataratas começou em alto estilo na quarta-feira (15), com a presença de autoridades e a entrega do tradicional Troféu Cataratas, criado pela Associação dos Jornalistas de Turismo do Paraná (ABRAJET-PR) e realizado em parceria com a Paraná Turismo.
O objetivo da iniciativa – que este ano teve a assinatura “Centenário Paranaense do Turismo” – é homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Estado. As obras de arte únicas foram criadas sob encomenda pelo consagrado Escultor paranaense, Luiz Antônio Gagliastari, e entregues aos homenageados ou seus familiares/representantes.
Foram homenageados o ex-governador Paulo Pimentel, que criou a PARANATUR, em 1969; Darci Piana, Presidente do Sistema Fecomércio-PR; o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador Jaime Lerner, face ao seu histórico; e a jornalista Rosy de Sá Cardoso, fundadora e editora do primeiro caderno de Turismo do Paraná.
“In memorian”, foram homenageados o pioneiro da hotelaria de Foz do Iguaçu, Frederico Engel, que em 1916 recebeu o aviador Santos Dumont, que foi o grande incentivador para a criação do Parque Nacional do Iguaçu; e Sérgio Miguel, ilustre incentivador do Turismo no estado.Também em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival de Turismo das Cataratas entregou o Troféu Amigo do Festival a cinco personalidades: Márcio Favilla, diretor executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da Organização Mundial do Turismo (OMT); José Antonio Silva Parente, presidente da Embratur; Chico Brasileiro, deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná; Aleandro Rubin, vice-presidente da Ordem do Caminho de San Tiago de Compostela e coordenador da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar (Termatália); e e Fabio Lazzerini, geólogo e presidente da Alath.
SÃO JOÃO NA BAHIA
A festa mais importante do calendário nordestino está a chegar. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) montou o “Especial São João” com todas as ofertas de hospedagem, ainda disponíveis, no Estado para o período junino. As informações podem ser vistas no portal http://abihbahia.org.br/
O ponto alto do São João é no dia 24 de junho, mas os festejos estendem-se por todo o mês junino. Em Salvador, acontece de 23 a 26 e terá programação no Pelourinho. Já no interior do Estado, a festa movimenta diversas ciudades, com destaque para Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus, Amargosa, Jequié e Ibicuí.
Trazida pelos portugueses, ainda no período colonial, as festas juninas homenageiam três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio, e é um momento de agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplo. O mês de junho também é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.
É uma festa inesquecível, que, além de alegrar o povo da região, representa um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Venha curtir o São João na Bahia!
NOITE POTIGUAR NA 11ªEDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS
Noite Potiguar promove encontro dos agentes de turismo na 11ª edição do “Festival das Cataratas”. O evento aconteceu na noite de do dia 16, no Marco das Américas, a tríplice fronteira em Foz do Iguaçu/PR. Uma promoção da Prefeitura do Natal por intermédio da secretaria municipal de Turismo (Setur), através da emenda do vereador Felipe Alves, em parceria com a Setur RN/Emprotur e a Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis do RN (ABIH).A noite foi composta por um jantar tipicamente potiguar para cerca de 500 agentes de viagem, assinado pela chef e proprietária do restaurante Paçoca de Pilão, Adalva Rodrigues, referência na gastronomia potiguar. A música ficou por conta da voz e alegria contagiante do cantor Isaac Galvão e houve sorteios de passagens aéreas com hospedagem e passeios para Natal, o destino das emoções.O evento denominado “Noite Potiguar” acontece pela segunda vez nesse festival. A primeira edição ocorreu no 10º Festival de Turismo das cataratas, realizado em 2015. Para o diretor de promoções turísticas da Setur Natal, Iury Bagadão, o evento é mais um sucesso que vem se firmando no calendário do Festival das Cataratas como o grande encontro dos agentes de Turismo.
Com festival de cervejas europeias, Sheraton Reserva do Paiva exibe jogos da Eurocopa 2016
Os jogos do Campeonato Europeu de Futebol, a Eurocopa 2016, serão regados a muita cerveja no Sheraton Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho (PE). A partir desta segunda-feira (20/06), o hotel promove um festival com cervejas belgas, alemãs, espanholas e inglesas, servidas no Lobby Bar, aberto ao público. Quem não gosta de cerveja ou prefere outra bebida, também pode conferir a carta especial de vinhos, uma seleção de cachaças (disponível de 23 a 26 de junho), entre outros drinks. Para petiscar, o Lobby Bar sugere polvo no azeite, tortilla de cebola e barriga de porco ao molho picante. O festival ocorre até a final do campeonato, no dia 10 de julho.
Período junino – O Sheraton Reserva do Paiva também preparou um cardápio especial para comemorar o período junino. No menu, assinado pelo chef Fernando Fonseca, terá queijo coalho com bacon e banana da terra; queijo manteiga fundido com cachaça e especiarias sobre torradas; castanha tostada com pimenta e sal; milho cozido com manteiga e queijo cabra ralado; espetinhos de pernil picantes grelhados; pé de moleque e canjica. O cardápio será servido entre 23 e 26 de junho, no Lobby Bar.
Durante o feriado de São João, o hotel também terá algumas novidades para os hóspedes. Neste período, as reservas estão a partir de R$ 469 (+ 2% ISS), com direito a café da manhã regional, com bolos e comidas típicas. A hospedagem ainda inclui recreação infantil e um voucher individual de uma massagem no Shine Spa do hotel. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3312-2023.
Meliá Hotels International lança promoção de inverno nos seus hotéis das marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham
A Meliá Hotels International lançará, dia 20/06, a promoção “Super Sale” para seus hotéis das marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham no Brasil. Os pacotes oferecem descontos imperdíveis de até 35% no valor da diária, sendo 10% exclusivo para clientes MeliáRewards e 25% de desconto para todos os canais.
A melhor oportunidade para estender sua viagem a lazer ou a negócios em Brasília, Campinas ou São Paulo e aproveitar paraconhecer o melhor da cultura e entretenimento destas cidades.
É importante ressaltar que apenas os clientes MeliáRewards ganham até 35% de desconto. O programa oferece um universo de benefícios exclusivos e vantagens, tais como descontos em hospedagem, upgrades de apartamento, late check-outs e muito mais! Caso ainda não faça parte do programa, aproveite para registrar-se e garantir sempre os melhores preços e promoções. Acesse o site: www.meliarewards.com e realize seu cadastro gratuitamente.
ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DE NATAL RECEBEU VICE PRESIDENTE DA EMPROTUR
O último Encontro do primeiro semestre dos Profissionais do Turismo de Natal com Cristina Lira, recebeu em junho no SERHS Natal Grand hotel, o vice presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho que fez uma palestra sobre as ações da Emprotur, as participações nas feiras nacionais e internacionais. O evento contou com a presença do presidente da ABAV-RN, Abdon Gosson, do vereador do turismo, Felipe Alves, da subsecretária de turismo do RN, Solange Portela,e vários empresários do turismo potiguar.
Ilha caribenha de Curaçao e FESTURIS buscam aproximação
A ilha caribenha de Curaçao tem procurado novos destinos no Brasil para promover-se. Quem está à frente desta tarefa são as empresárias Janaína Araújo e Giselle Makinde, sócias-proprietárias da Double Task, empresa de representação de destinos e quem cuida da conta do Escritório de Turismo de Curaçao no Brasil.
Na última quarta-feira, dia 15, visitaram o escritório de Curaçao em São Paulo os diretores do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Rossi & Zorzanello na capital paulista. A reunião foi sugerida pelo jornalista e consultor em comunicação Marcos Junior T. Oliveira.
“Curaçao é um destino completo. Tem de tudo e atende a todos os públicos desde os jovens, casais em lua de mel, famílias e grupos de terceira idade”, comentou Janaína. “Desde o ano passado pensávamos em participar do FESTURIS, mas por questões estratégicas não conseguimos, mas o mercado do Rio Grande do Sul é estratégico para Curaçao, especialmente pelo voo da Copa Airlines que sai de Porto Alegre”, contextualiza Giselle.
DIRETORIA DA ABR DEBATE PROJETOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE
Integrantes da diretoria da Associação Brasileira de Resorts (ABR), reuniram-se na manhã do dia 17, na sede da entidade, em São Paulo (SP). Estiveram presentes o presidente Luigi Rotunno (La Torre), o diretor executivo João Bueno, o diretor vice-presidente Guilherme Martini (Costa do Sauípe), a diretora de Marketing e Comunicação Carollina Abud (Grand Palladium Imbassaí), o diretor de Desenvolvimento Rafael Pires (Costão do Santinho) e o também diretor João Francisco Rodrigues (Malai Manso).
Na ordem do dia, estavam assuntos que nortearão os trabalhos da ABR no segundo semestre, com destaque para a criação de comitês temáticos para propor melhorias conjuntas entre os resorts associados – um dos principais pilares da vida associativa. O primeiro comitê será o de Recursos Humanos, que deverá fazer sua reunião inaugural em breve para compartilhar as melhores práticas da área.
O presidente Luigi Rotunno destacou a importância dos investimentos em tecnologia para melhorar a competitividade dos resorts. A associação analisa novas parcerias no momento, inclusive para o desenvolvimento de uma plataforma integrada de Recursos Humanos que será utilizada por todos os associados.
Os executivos ainda aproveitaram a reunião para debater os assuntos que estarão na pauta da Assembleia Geral Extraordinária da ABR, marcada para 1º de julho, em São Paulo. Por fim, também conversaram sobre os projetos da entidade para o segundo semestre, como o lançamento de uma revista com foco nos resorts associados e a atuação em eventos do trade.
“Preparamos a pauta dos assuntos a serem deliberados na próxima assembleia. Trabalhamos, também, no detalhamento dos comitês temáticos da associação, com a aproximação do início das atividades do primeiro, o de Recursos Humanos, além de alguns tópicos que serão encaminhados no segundo semestre. Esta foi mais uma reunião muito produtiva com os diretores presentes”, comentou João Bueno.