Por Cristina Lira
Natal será capa na revista de bordo da TAP, edição de dezembro
O governador Robinson Faria assinou na quinta-feira (13) contrato para campanha de divulgação turística do Rio Grande do Norte pela companhia aérea TAP (Transportes aéreos Portugueses). A campanha tem o objetivo de atrair visitantes e novos voos da Europa, América do Norte, América do Sul e África com destino a Natal.
O ato aconteceu no auditório da Governadoria. Na ocasião, o governador Robinson Faria disse que “o turismo é política pública da gestão e é prioridade por ser um setor que rapidamente gera emprego e renda com impacto em mais de 50 atividades económicas”.
A campanha de divulgação do RN em parceria com a TAP será feita através da divulgação dos atrativos do Estado na revista de bordo da companhia aérea, inclusive com matéria de capa com fotos, e em encostos que serão fixados nos bancos das aeronaves em todos os voos. “Buscamos inovação e criatividade para vencer a crise. A campanha vai ampliar a promoção do turismo potiguar, inclusive com foco no desenvolvimento regional. Para isso serão divulgados os destinos do RN em diversas plataformas. Uma delas será publicação de matéria especial na revista UP, que é distribuída a todos os passageiros em todos os voos TAP”, enfatizou Robinson Faria.
O vice-presidente de comunicação e marketing da TAP, Abílio Martins, veio Natal especialmente para assinar o contrato. Ele destacou a importância da parceria também para a TAP que está investindo para ampliar suas atividades. “Apostamos no destino Rio Grande do Norte. O Governo pode contar com a TAP para apoiar os seus projetos para o turismo. Nós reconhecemos a pró-atividade da administração deste Estado na promoção do turismo”, declarou Abílio Martins, que veio a Natal acompanhado do diretor da TAP para a América Latina, Mário Carvalho, e ainda afirmou: “Nosso compromisso é promover o Rio Grande do Norte em Portugal, na Europa e no mundo”.
A campanha terá duração de três meses e junta-se aos esforços do Rio Grande do Norte na promoção dos seus destinos. Desde o ano passado o Governo do Estado vem investindo de forma maciça na divulgação turística e na participação em Feiras e Eventos de Turismo, tanto na esfera regional como em diversos estados brasileiros e no mercado internacional.
No exterior, através da Secretaria de Estado do Turismo do RN (SETUR), o Governo já investiu na divulgação em eventos na Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Holanda, França, Itália, Argentina, Colômbia e Chile.
Em outras frentes, o Governo do Estado atua para incentivar a atividade turística como na edição do decreto para redução da alíquota de ICMS no querosene de aviação de 17% para 12% para voos nacionais e para 9% os voos internacionais, o que amplia a competitividade do RN. Com essa medida, o RN nivelou condições com seus principais concorrentes. Outra ação foi tomada em maio deste ano, de forma pioneira no Brasil, que zerou o imposto para voos fretados, visando atrair mais voos ao Estado.
O resultado destes investimentos do Governo do Estado é o facto de que o Rio Grande do Norte foi um dos três estados do Brasil a registar aumento de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, com percentual 43,77% superior ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia Federal.
Participaram do ato de assinatura os secretários de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, da Comunicação, Juliska Azevedo, da Infraestrutura, Jáder Torres, das relações institucionais, Getúlio Ribeiro, a presidente da Emprotur, Ana Costa, o vice-presidente da Emprotur, HAroldo Azevedo Filho. Ainda compareceram a conselheira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV) Diassis Holanda, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) José Odécio, o coordenador da Inframérica, Bruno Machado e dezenas de operadores do trade turístico.
BesTripVouchers, uma novidade para os brasileiros!
Cerca de 600 mil brasileiros viajam para Portugal por ano, e os motivos não são apenas as belas praias, paisagens, a proximidade linguística ou a gastronomia refinada: o país oferece algumas vantagens ao bolso do turista, que pode economizar até €7500 durante a viagem.Esta é a proposta da BesTripVouchers, empresa que traz ao Brasil um guia especial. Por apenas €44,90 (cerca de R$162), o turista e um acompanhante têm direito a uma centena de descontos em hotéis, transportes, restaurantes e outros serviços e atrações de lazer em Lisboa, Cascais e Sintra.Além dos descontos, o guia garante transporte entre aeroporto e hotel tanto na ida quanto na volta, sem filas (em média, o preço pago por uma corrida de táxi dos aeroportos, considerando ida e volta, é de € 46, ou seja, mais caro que o próprio guia). Ainda estão incluídos na revista um mapa com guia turístico e um aplicativo exclusivo para Android e iOS. O cliente tem a opção de retirar o material tanto no Brasil quanto na chegada a Portugal, ainda no aeroporto.
“Nenhum outro guia turístico oferece um leque tão variado de serviços e descontos a serem utilizados em Lisboa, Cascais e Sintra. Se considerarmos a confiança e segurança como as principais características apreciadas por quem viaja para um país estrangeiro, a BesTripVouchers está na chegada ao aeroporto, no hotel e, durante toda a estadia, o cliente sabe quanto vai poupar. Além disso, o turista terá informações sobre o trajeto mais rápido ao aeroporto, para evitar enganos”, afirma Costa Luz, representante da empresa.
SERHS Natal Grand hotel na 6ªedição do Festival do Turismo de João Pessoa
O SERHS Natal Grand hotel, do grupo catalão SERHS, participará da 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que acontece nos dias 21 e 22, no Centro de Convenções de João Pessoa. Representando o SERHS, a gerente de contas Tour & Travel, Dorinha Nascimento, que participará no stand da Emprotur – Empresa de Promoção Turística do RN e divulgará pacotes de Natal, Revéillon, além de promoções.A 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes,é destinado exclusivamente para agentes, operadores e corporativo, e oferece uma programação diversificada, além de apresentar uma estrutura com mais de 180 stands, entre destinos, hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo regionais, nacionais e internacionais. O Festival ainda contará com diversas capacitações, fórum corporativo, rodada de negócios, atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o evento recebeu aproximadamente 3 mil profissionais do turismo.
Vinícola Aurora entra no mercado de azeites com o extra virgem português Pequenas Partilhas “Meio Dia”
A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola brasileira, entra no segmento de azeites gourmet. Começa a chegar ao mercado o azeite extra virgem português Pequenas Partilhas “Meio Dia”, elaborado no Alto Alentejo, produto que marca o início do projeto de ampliação da linha Pequenas Partilhas.No ano passado, a linha Pequenas Partilhas Notáveis da América trouxe ao mercado o conceito de América do Sul da Vinícola Aurora, com vinhos de alta gama representando os ícones da enologia do Brasil, Chile, Uruguai e da Argentina.”Vinhos e azeites têm grande afinidade e o lançamento de um azeite visa fortalecer essa linha, com o objetivo de atender aos clientes, de todo o Brasil, com produtos afins e de alta qualidade”, afirma Hermínio Ficagna, diretor-geral da Vinícola Aurora. “Lançar um azeite nessa linha é propor uma experiência gastronómica harmónica e completa”, explica o executivo. “A escolha de Portugal foi natural, por ser um grande produtor de azeites de qualidade, histórico e internacionalmente reconhecido”, diz Ficagna. O objetivo do projeto é atender restaurantes, lojas especializadas e varejo voltado ao público AB.O azeite extra virgem Pequenas Partilhas “Meio Dia” propõe uma pausa no dia para o consumidor desfrutar de uma refeição saudável e saborosa. Elaborado a partir de um corte de três variedades de características distintas e com acidez abaixo de 0,3%, é versátil, indicado para saladas, carnes vermelhas grelhadas, peixes e na composição de molhos.Com uma embalagem diferenciada em relação às demais opções do mercado, “Meio Dia” vem com bico dosador vai e vem, prático e económico, ideal para todas as refeições.
Caravana de agentes de viagens abavianos na 6ªedição do Festival do Turismo de João Pessoa
A convite do presidente da ABAV-PB, Bruno Mesquita, segue para João Pessoa na sexta-feira (21) uma caravana de 15 agentes de viagens associados da Abav- RN para participar da 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa. O convite foi recebido pelo presidente da entidade, Abdon Gosson. Segundo Abdon, a caravana é uma excelente oportunidade que a Abav do RN tem de proporcionar aos agentes de viagens e aos seus colaboradores para estarem mais próximos das novidades e acontecimentos do turismo, não só a nível regional, como a nível nacional e internacional que terão grandes operadoras. ´De acordo com ele, é uma oportunidade também de valorizar um evento sendo feito no Nordeste. A expectativa é de crescimento a cada ano que está acontecendo o evento. Abdon Gosson lembrou que todo evento, como esse, é uma oportunidade também de engrandecimento profissional e para o agente de viagem, uma excelente oportunidade de trazer bons resultados para oferecer aos viajantes, e ao turista de Natal.
A cargo da Abav-PB, terão transfer, hospedagens e passeios.Participarão do festival as seguintes agências.
VIVER TURISMO
ASA TOUR
NATAL SOL
DANDARA
PONTA DO SOL
PIMENTUR
DUNAS E MARES
BREMENTUR
MICHELLETOUR
SUNLINE
AURITUR