O Turismo do Alentejo tem razões para sorrir. O ano “correu muito bem” e as expetativas para os próximos meses são “positivas”. O presidente da Entidade de Turismo Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, António Ceia da Silva, em declarações ao Ambitur.pt, explicou as razões do sucesso. “O ano correu muito bem, houve muita procura e um crescimento, não do ponto de vista de dormidas, mas um crescimento sustentável do ponto de vista do perfil do turista. Temos um novo perfil de turistas, com maior poder de compra, mais exigente, que quer mais”, referiu.
Para os próximos meses, Ceia da Silva espera “um crescimento e uma oferta com cada vez maior indicie de qualidade” e, para isso, acredita que as metas dos planos estratégicos em curso para o setor do turismo até 2020 retratam bem as prioridades da região e o que deve ser feito para melhorarem os resultados. “Os projetos já estão em fase final de elaboração, as ideias já estão discutidas e as estratégias para os próximos meses delineadas. Estes projetos vão levar a uma pequena revolução da estrutura existente”, revelou à Ambitur.pt.
Entre os objetivos definidos no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo, estão a afirmação do cluster do turismo, reforçando-se a promoção e o marketing digital (Alentejo 3.0); trabalhar para uma visão intersectorial regional; gerir o destino com reforço de competências; criar e promover o território turístico; institucionalizar redes de oferta no território e requalificar e criar novos produtos turísticos. “Queremos ser, por exemplo, o território com mais bens candidatos à Unesco”, destacou Ceia da Silva.