Obras de ampliação do aeroporto de Faro prontas no início do verão

Obras de ampliação do aeroporto de Faro prontas no início do verão

Categoria Business, Transportes

As obras de ampliação e remodelação do aeroporto de Faro, em curso desde 2015, deverão terminar no início do verão, anunciou o ministro do Planeamento e Infraestruturas durante uma visita ao aeroporto da capital algarvia, na passada sexta-feira. A previsão inicial apontava para março como o mês para a conclusão da obra, mas a meta agora é terminá-la entre os meses de junho e julho, aumentando a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2.400 para 3.000 passageiros por hora e permitindo 30 movimentos de aeronaves por hora, em vez de 24, avança a agência Lusa.

“Daqui a cerca de um mês ficam disponibilizadas as áreas de check in, que são áreas importantes para expandir a capacidade do aeroporto e depois até ao verão o essencial das obras estará concluído”, referiu Pedro Marques aos jornalistas, classificando a intervenção como “muito impactante” na qualidade da estrutura, tornando-a “praticamente um aeroporto novo”.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, que falava durante uma visita às obras, defendeu que um aeroporto com níveis mais elevados de conforto e qualidade é também mais capaz de responder à crescente procura, ao mesmo tempo que garante mais sustentabilidade às empresas que ali estão instaladas. Pedro Marques sublinhou também que é preciso captar para o aeroporto de Faro turistas de outros destinos, como a América do Norte e o Brasil, o que passa por encaminhar turistas que aterrem em Lisboa para o Algarve.

Com esse objetivo, adiantou, está previsto que a partir de 10 de junho a transportadora TAP aumente em 45% a sua capacidade de transporte de passageiros de Lisboa para o Algarve, com a implementação de mais oito voos por semana entre ambas as cidades.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão, referiu que o número de passageiros que chega ao Algarve via Lisboa ainda não é significativo, mas sublinhou que não ficaria surpreendido com o crescimento, no futuro, do tráfego aéreo entre as duas cidades. Segundo o responsável pelo grupo que gere os aeroportos portugueses, integrado em 2013 na Vinci Airports, a intervenção em curso no Algarve visa criar um terminal que seja “amigável” durante todo o ano, permitindo a expansão da área disponível para os passageiros no verão e a sua redução no inverno, para evitar o “ambiente desolador de um aeroporto vazio”.

Com um custo estimado de 35 milhões de euros, a intervenção vai permitir expandir a aerogare dos atuais 81 mil metros quadrados para os 93 mil, estando previsto, no piso térreo, o aumento das áreas de controlo de passageiros, da sala de recolha de bagagens e da área de comércio e restauração. No piso superior, será construída uma área destinada ao controlo de segurança e outra destinada a escritórios, além da expansão da área de comércio e restauração.

A intervenção foi projetada devido à alteração do perfil dos passageiros, que passam cada vez mais tempo nas instalações, fruto do aumento das companhias aéreas ‘low cost’ a operar em Faro, que representam aproximadamente 70% do tráfego total.