A procura turística em Palmela cresceu 31% no primeiro semestre de 2016, comparativamente ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
Inserida na Centralidade Arrábida, Palmela verificou um crescimento significativo, especialmente quando comparado com o aumento da Região de Lisboa que, neste período, foi de 5,6%. Acresce que o crescimento registado em Palmela verificou-se em todos os meses do semestre, tanto no mercado interno, como no conjunto dos mercados externos, destacando-se a Suécia como principal mercado emissor, seguida do Reino Unido, Espanha, Dinamarca e França.
O Concelho tem vindo a afirmar-se como um destino em crescimento, fruto de uma estratégia de desenvolvimento turístico que aposta numa forte agenda de eventos, ao longo de todo o ano, baseada na diversidade e complementaridade dos seus recursos, na promoção dos seus produtos tradicionais e numa dinâmica do trabalho em parceria, com agentes locais, regionais, nacionais e internacionais.
Iniciativas como a campanha de promoção turística Palmela Conquista, o Palmela Tourist Card, a Feira Medieval de Palmela, os Fins de Semana Gastronómicos, as festividades locais a par de uma programação cultural de qualidade do movimento associativo, e de vários eventos desportivos e de lazer nas áreas de ciclismo, geocaching, atletismo e orientação, golf e desportos equestres, têm contribuído para mais visitantes a Palmela.
O último trimestre em Palmela vai destacar-se, no dia 10 de novembro, pela realização do Fórum anual de Turismo dedicado, este ano, ao Tema “Gastronomia e Vinhos – Qualificação, Inovação, Desenvolvimento” e por um Programa de Comemorações do Dia Europeu do Enoturismo e de Palmela Capital Europeia do Vinho, aos quais acrescem, nos dias 3 e 4 de dezembro, a 3.ª edição do Festival de Moscatel e, durante o mês de dezembro, o evento “Natal em Palmela”.