A Pineapple Week – Hotel à Mesa é o evento que pretende trazer o público em geral até às mesas dos restaurantes de diversos hotéis da grande Lisboa. A primeira edição desta iniciativa “desenvolvida de raiz” pela Chefs Agency, ocorre entre os dias 29 de setembro a 9 de outubro e conta já com 26 unidades hoteleiras inscritas.
O ananás, “fruto trendy” e símbolo internacional da hospitalidade, é o eixo principal deste evento. Tal como referiu Patrícia Dias, diretora da Chefs Agency, ontem na apresentação da iniciativa no Palácio do Governador, o objetivo passa por “desmistificar a ideia de que os restaurantes dos hotéis são destinados apenas para os hóspedes” e “fazer com que o público em geral coloque estes espaços no seu top of mind”.
Os hotéis podem assim aproveitar esta oportunidade para convidar mais diretamente o público em geral a conhecerem as suas propostas gastronómicas e as mais-valias de escolher este tipo de restauração, realçando a qualidade do seu serviço, dos menus, sempre assente na ideia de hospitalidade. “No fundo, perceber que estes espaços para além de conforto, também podem servir boas refeições”, declara.
Em parceria com a Chefs Agency, está a Associação Hotelaria de Portugal (AHP) que, “no fundo reconheceu a qualidade do evento e que se assumiu como co-organizadora, sendo que ficou responsável pelo contacto com as unidades hoteleiras para a adesão ao evento”, sublinha Patrícia Dias.
Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, agradeceu esta colaboração com a Chefs Agency, num evento que considerou como “uma experiência piloto” e que no seu entender prova que “os restaurantes de hotel tem algo mais a acrescentar à restauração comum, através de uma identidade muito própria e de uma afirmação específica.”
Para além disso, Patrícia Dias destacou ainda o objetivo de que a Pineaaple Week possa ser, num futuro próximo, “um evento de âmbito nacional” e que venha a ter duas edições por ano: uma na primavera e outra no outono.
Os restaurantes dos hotéis serão os responsáveis pela elaboração de menus, através de três plafonds de preço: 25, 35 e 45 euros. Com isso, pretende-se que os hotéis se apresentem com o seu preço habitual e real. “Não é um evento baseado no preço. Pretendemos sim, chamar a atenção para os menus, quer sejam pratos mais emblemáticos ou pratos novos que demonstrem a qualidade dos chefes que estão a trabalhar”, declara Patrícia Dias.
Por outro lado, muitas foram as empresas que se juntaram a esta iniciativa. Os vinhos Santos da Casa, da Santos e Seixo, com os vinhos brancos; a Caminhos Cruzados ao nível dos vinhos tintos; a Delta Q que vai realizar ações nos diversos espaços aderentes; e até a Samsung que irá disponibilizar um tablet por cada um dos espaços “para que as pessoas possam conhecer mais facilmente o menu.”
Por fim, e a juntar a estas parcerias, a Chefs Agency conta também com diversos apoios institucionais entre eles a Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), o Turismo de Lisboa, a Zomato e a Sapo.
A informação global do evento, com o calendário de ativações de marcas encontra-se disponível no site oficial do evento: www.pineapple-week.com.