Ponte de Lima com novo Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde

Ponte de Lima com novo Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde

Ponte de Lima dispõe de um novo equipamento, um espaço interativo que promove a investigação do lastro patrimonial de forma dinâmica, promovendo o vinho verde, associado ao seu terroir como um produto de excelência.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV) está instalado na Casa Torreada dos Barbosa Aranha, em pleno centro histórico, onde é possível encontrar um pouco de cada uma das nove sub-regiões que compõem a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

O CIPVV representa uma elevada importância na valorização do Vinho Verde e dos recursos endógenos, assim como na divulgação do enoturismo como estratégia desta região, rica em valores naturais e patrimoniais.

Este projeto pretende antes de mais envolver produtores e os demais agentes económicos na divulgação do Vinho Verde, como produto de grande qualidade e cada vez mais apreciado um pouco por todo o mundo.

No âmbito do protocolo de parceria estabelecido com a Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes, será ainda permitida a realização de eventos dos quais o Município ou a Comissão sejam promotores. Podem ainda ser agendadas provas de vinho ou formações de interesse nesta área.

A nível cultural, o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde dinamiza a iniciativa intitulada: “Há… Jazz no CIPVV” em parceria com a Escola de Jazz do Porto, numa organização conjunta com o Teatro Diogo Bernardes, sob a responsabilidade geral do Município Ponte de Lima. Esta iniciativa realiza-se durante todos os meses neste local singular.

Foi também recentemente lançado, neste espaço de eleição, o livro “Vinhos Verdes – A região, a história e o património” da autoria do Prof.º Doutor António Barros Cardoso. O livro pretende antes de mais assumir-se como um tributo às Mulheres e aos Homens que habitaram a região dos Vinhos Verdes ao longo dos últimos dois mil anos.
Este projeto, único no nosso país, pretende mostrar a história da vasta região do Vinho Verde, apresentando este produto de excelência a todos os que gostam de apreciar um bom vinho.