Porto de Lisboa regista o terceiro melhor ano de sempre em 2016

Porto de Lisboa regista o terceiro melhor ano de sempre em 2016

Em 2016, o Porto de Lisboa cresceu 2% relativamente ao ano anterior, no número de passageiros e de escalas de cruzeiro. Esta subida faz com que o ano passado seja o terceiro melhor ano de sempre no número de escalas de navios, onde estiveram 311 cruzeiros. Também nos passageiros este foi um dos melhores anos com 522 497 turistas a visitarem Lisboa.

Para este resultado muito contribuiu o aumento de 12% dos passageiros em turnaround, segmento que contribui significativamente para o crescimento da economia da Região e do País na medida em que permitiu a permanência de turistas na cidade durante alguns dias antes ou após a realização do cruzeiro.

Dentro do segmento de turnaround, de um total de 47 632,foram os 24 107 passageiros embarcados que mais contribuíram para este incremento (+16%), apesar de os 23 525 passageiros desembarcados também terem registado uma variação positiva (+8%). O número de tripulantes dos navios que visitaram Lisboa em 2016 também aumentou para 214 566, ou seja, mais 3% face a 2015.

Importa ainda salientar que, ao longo de 2016, o Porto de Lisboa recebeu 17 navios em primeira escala, três dos quais estavam em viagem inaugural, acabados de sair dos estaleiros, o que reforça a importância crescente que o porto tem vindo a assumir nos itinerários dos diferentes operadores.

Em setembro de 2016 e pela segunda vez, o Porto de Lisboa recebeu o prémio de “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa”, título atribuído nos World Travel Awards, prémios internacionais que também distinguiram a cidade de Lisboa, pela terceira vez, com o prémio de “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”.