A Alemanha, que atualmente está no TOP 4 dos mercados emissores para Portugal, registou “evoluções muito positivas” em 2016. Isso mesmo afirmou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, em declarações ao Ambitur.pt, no decorrer da ITB Berlim. O ano passado, Portugal teve mais 500 mil dormidas do mercado alemão (de um total de 5,3 milhões de dormidas deste mercado), mais 11% de hóspedes (1,2 milhões de hóspedes) e mais 18% de receita ( 1,5 mil milhões de euros de receitas). “É um mercado que estamos a conseguir que gaste mais em Portugal”, adiantou a governante.
No que diz respeito ao número de passageiros desembarcados no nosso país com origem na Alemanha, verificou-se uma subida de 12,3%. Para Ana Mendes Godinho, isto reflete a reação “muito positiva” ao aumento da capacidade aérea para a Alemanha. De acordo com os números avançados pela secretária de Estado do Turismo, em 2016 houve 5,1 milhões de lugares aéreos para o mercado alemão, onde há vários destinos; e o reforço do Algarve teve um impacto direto na procura alemã. A responsável sublinha que “a existência de assiduidade aérea e de voos diretos” é essencial. E as novas rotas que surgiram o ano passado, bem como o reforço das operações, “foram determinantes para a procura alemã em relação a Portugal”.
Ana Mendes Godinho admitiu ao Ambitur.pt que existem desvios da procura, e que vários destinos da Europa estão a beneficiar. “Mas a verdade é que nós estamos com um crescimento mais acelerado do mercado alemão do que os destinos concorrentes” o que demonstra que “estamos com uma grande capacidade de captar o mercado alemão”.