Programa da III Cimeira do Turismo Português já está fechado

Programa da III Cimeira do Turismo Português já está fechado

Categoria Advisor, Associativismo

Inovação e novos modelos de negócio no Turismo, capitalização e financiamento das empresas turísticas e linhas estratégicas para o setor com mais peso na economia nacional vão estar em discussão na 3ª edição da Cimeira do Turismo Português, que terá como tema ‘Turismo em Movimento’. Organizada pela CTP no Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, esta cimeira irá reunir no Museu do Oriente, em Lisboa, várias personalidades do setor público e privado, que irão partilhar as suas experiências e visões sobre a principal atividade exportadora de bens e serviços do nosso país, que já representa 8% do emprego total.

 

 

Para Francisco Calheiros, Presidente da CTP, “o Turismo tem uma importância fundamental para o desenvolvimento socioeconómico do nosso país e segue uma tendência de crescimento sem paralelo com outras atividades económicas, mas é necessário olhar para o futuro e garantir condições para que se mantenha em ‘movimento’. Queremos um Turismo cada vez mais competitivo, assente numa oferta sólida e com capacidade para inovar e responder aos novos perfis de turistas, comportamentos, destinos, canais de comunicação, etc. Vamos, nesta cimeira, lançar linhas de discussão e apresentar ideias que possam contribuir para que estas mudanças sejam bem-sucedidas”.
Depois de uma sessão de abertura com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a III Cimeira do Turismo Português arranca com a apresentação do ‘Turismo em Movimento – Roteiro para a Competitividade’, um projeto da CTP, em parceria com a PwC, sobre as realidades regionais e nacional do Turismo nacional, cujas primeiras conclusões serão apresentadas em primeira mão neste evento.  Para debater estes dados, o jornalista Nicolau Santos irá conduzir uma mesa redonda com o Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, e Jorge Rebelo de Almeida, Presidente do Conselho Fiscal da CTP.

 

O primeiro painel da cimeira, “Inovar no Turismo”, é moderado pela jornalista Rosário Lira e dedicado ao tema da inovação e da sua importância para a competitividade do Turismo. Os três intervenientes – Alexandre Pinto, CEO da JiTT.travel, Dionísio Pestana, Presidente do Grupo Pestana, e Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal – irão mostrar a sua visão de como criar e desenvolver propostas de valor assentes na inovação e na criatividade que permitam captar mais turistas.

 

Para o segundo período desta cimeira, a CTP reservou dois importantes tópicos de discussão: o primeiro – “Mercados Financeiros, Investimento e Capitalização das Empresas” – vai reunir José António Barros, Presidente da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, José Castelão Costa, Presidente da Assembleia Geral da CTP, Nuno Amado, Presidente do Millennium BCP, e Paulo Portas, Vice-Primeiro-ministro do XX Governo Constitucional, num painel moderado por José Alberto Carvalho.
“Turismo: temos estratégia” é o segundo tópico de discussão, que conta com a participação de Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, Bento Correia, Chairman da Vision Box, Dillip Rajakarier, CEO do Minor Hotel Group, e José Manuel Soria, ex-Ministro da Indústria, Energia e Turismo de Espanha. O debate será conduzido pelo jornalista Pedro Pinto.
Em seguida, António Mexia, Presidente executivo da EDP, e David Neeleman, acionista da TAP, prometem um diálogo animado e construtivo sobre a importância dos transportes para a atividade turística.
Marcelo Rebelo de Sousa e Francisco Calheiros encerram os trabalhos desta 3ª edição da Cimeira do Turismo Português, que se pretende um marco no debate público sobre o setor.