Projeto cultural “Caminhos” promove roteiros pelos concelhos do Médio Tejo

Projeto cultural “Caminhos” promove roteiros pelos concelhos do Médio Tejo

Categoria Destinos, Explore

Foi ontem apresentado, durante o primeiro dia de BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o projeto de programação cultural “Caminhos” que tem como objetivo criar uma “nova rede de itinerância” que liga pessoas, cultura e património.

A iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), comissariada por Elisabete Paiva, Luís Ferreira e Ricardo Alves, irá promover já em abril, o primeiro de três roteiros, sendo que este se intitula “Caminhos de Ferro” e decorrerá entre 11 a 16 de Abril, numa promoção ligada aos caminhos-de-ferro dos diversos concelhos da região.

Em julho, entre os dia 11 e 16, terá lugar o segundo roteiro, desta feita denominado “Caminhos da Água” e mais tarde em outubro, entre o dia 10 a 15, o projeto repete-se com o roteiro “Caminhos da Pedra”.

Luís Ferreira, um dos mentores do projeto apresentado ao público no stand do Turismo do Centro de Portugal, explica que o objetivo passa por criar uma “programação cultural em rede” através da “lógica do roteiro” e que possa “desafiar a comunidade local” a valorizar o seu próprio património.

Durante os dias em que decorrem os roteiros, estão convidados diversos artistas que irão trazer workshops, visitas orientadas, assembleias comunitárias e espetáculos até aos treze concelhos do Médio Tejo.

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha são os treze concelhos que compõem a CIMT.

Ricardo Gonçalves