No âmbito da Estratégia Turismo 2027, o Turismo de Portugal continua a auscultação aos quatro mercados estratégicos – França, Reino Unido, Alemanha e Espanha, através da realização de Focus Group ou Entrevistas Bilaterais com stakeholders representativos desses mercados.
Num comunicado enviado às redações, o Turismo de Portugal afirma que os mercados confirmaram o enorme potencial de Portugal enquanto destino turístico. As principais motivações remetem para a Qualidade, a Diversidade da Oferta Turística e a Arte de Bem Receber, num território rico culturalmente e com excelentes acessibilidades.
De igual modo, os mercados salientaram a necessidade de Portugal aumentar a sua notoriedade nos diversos destinos internacionais, de imprimir um esforço adicional na estruturação do produto turístico, na importância da promoção online combinada com a promoção offline (recorrendo também a outros suportes promocionais), na otimização da sinalética turística e na necessidade de melhorar a experiência dos turistas sobretudo durante a época baixa.
O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, acrescenta “Portugal apresenta-se cada vez mais como um destino que marca, devido à sua diversidade e oferta turística qualificada e diferenciada. É cada vez mais procurado, tanto para viagens de lazer como para viagens profissionais. O Turismo de Portugal tem tido um grande empenho no sentido de consolidar a sua posição em vários segmentos. Está atualmente mais próximo de conseguir, de forma ágil e dinâmica, dar resposta às solicitações da procura turística, tentando simultaneamente reforçar o seu posicionamento enquanto destino sustentável, de qualidade e com empresas competitivas.”
Depois de Paris, Frankfurt, Colónia e Londres, Madrid recebeu, na Embaixada de Portugal, diversas entidades e empresas espanholas para participarem nesta importante reunião que teve como objetivo permitir adaptar estratégias, partindo da visão e dos dados fornecidos pelos vários agentes e operadores.
No total, foram realizados 5 Focus Groups e mais de 10 reuniões bilaterais. Estas interações com os mercados internacionais contaram com a presença e colaboração de mais de 70 entidades entre operadores turísticos, associações setoriais dos diversos mercados, líderes de opinião e imprensa internacional.